Na manhã desta sexta-feira, dia 13 de abril, a Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia foi palco da entrega de três importantes medalhas. São elas: “Defesa Civil do Estado de São Paulo”, “Integração Defesa Civil” e “Heróis do Interior”. As medalhas foram entregues para autoridades, empresários, sociedade civil e militares. O Diário de Olímpia foi um dos homenageados, através do editor Leonardo Concon.

A solenidade contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, da Coronel PM Helena dos Santos Reis, secretária de Estado Chefe da Casa Militar e coordenadora estadual de Defesa Civil e do Coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, comandante do Policiamento do Interior 3, além de vereadores, secretários municipais alunos das escolas estaduais Capitão Narciso Bertolino e Dona Anita Costa, Tiro de Guerra, Banda do Comando de Policiamento do Interior 5 e convidados.

A Medalha da Defesa Civil do Estado de São Paulo é entregue para pessoas que prestaram serviços relevantes no âmbito da Defesa Civil em favor da comunidade. Já a medalha “Integração Defesa Civil” da Estância Turística de Olímpia, foi criada pelo município, em parceria com a Secretaria de Estado da Casa Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e tem por finalidade premiar personalidades civis e militares, físicas ou jurídicas pelos relevantes serviços prestados na prevenção ou nas intempéries de Defesa Civil.

Por fim, a medalha “Heróis do Interior”, comemorativa ao 40° Aniversário do CPI 3, foi criada em parceria com o Comando de Policiamento Militar do Interior 3 – Ribeirão Preto, que tem por finalidade premiar as personalidades civis e militares, físicas ou jurídicas pelos relevantes serviços prestados a segurança pública regional. Nesta categoria, o jornalista Leonardo Concon recebeu uma medalha, pelo Diário de Olímpia.

No uso da palavra, o Coronel Washington falou da importância da homenagem. “Nós estamos criando uma medalha comemorativa em homenagem aos 40 anos do CPI para prestigiar os nossos PMs, os nosso heróis. Muita gente não tem essa ideia, mas quando um PM trabalha em uma cidade pequena não tem apoio, trabalha praticamente sozinho, enfrenta diversos tipos de situações, sem saber o que vai acontecer nas ocorrências. É preciso ter um treinamento muito grande. Os nossos PM são heróis”, disse o Coronel Washington.

O proponente da solenidade, Sargento Tarcísio, secretário de Agricultura, Comércio e Indústria, ficou feliz de poder realizar o evento na cidade. “Essa é a quarta vez que a Coronel Helena está no nosso município e vem desenvolvendo um belíssimo trabalho, colocando a Defesa Civil do Estado no lugar que merece. Precisamos mostrar o trabalho das pessoas de bem, que dão as suas mãos para lutar por um país melhor. Agradeço ao nosso prefeito Fernando Cunha pela oportunidade de criar as duas medalhas para que possamos reconhecer aqueles que muito fazem pelo nosso município e pelo nosso estado. E uma coisa inédita hoje, estamos fazendo história, pois pela primeira vez, depois da criação da Medalha da Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo, em 1987, é a primeira vez que essa condecoração é entregue fora do Palácio dos Bandeirantes”, afirmou.

A Coronel Helena dos Santos Reis explicou sobre o trabalho realizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. “Defesa Civil somos todos nós e ninguém é melhor que nós todos juntos. Este é o lema da Defesa Civil, que é uma atividade que existe em todos os municípios e ela tem o objetivo de prevenir, preparar, socorrer as pessoas e também recuperar as áreas afetadas. Nós não temos como impedir os acontecimentos naturais, mas nós temos que estar preparados. Preparação inclui essencialmente educação e capacitação de pessoas. É preciso que cada um de nós se transforme em agente da Defesa Civil e leve esse conhecimento até as comunidades. A vida humana é o bem mais valioso que nós temos, por isso que nós temos que nos empenhar em fazer o bem ao próximo. Essa medalha de Integração da Defesa Civil simboliza isso tudo que estou falando, o lema de que a Defesa somos todos nós e não há nada que nos orgulhe mais do que homenagear pessoas que fazem a sua contribuição”.

“Nós entendemos que a Defesa Civil é como um seguro de vida. É algo que a gente não quer usar, mas é importante que esteja sempre disponível em nossa cidade e estado. Neste ato, eu tenho a honra, em nome de Olímpia, de poder oferecer essas medalhas como uma singela homenagem a todos aqueles que colocam à vida a serviço da população. Nós não poderíamos deixar de reconhecer e valorizar a dedicação de cada um de vocês. Recebam a nossa homenagem e gratidão”, ressaltou o prefeito Fernando Cunha.

Após os discursos oficiais foram realizadas a entregas das medalhas. Receberam a medalha da Defesa Civil do Estado de São Paulo os homenageados: prefeito Fernando Cunha; Selim Jamil Murad, secretário de Turismo; 1º Tenente PM Frank Andrade, comandante do Posto de Bombeiros de Olímpia; Subtenente Cláudio César Marti, chefe de instrução do TG de Olímpia; Ronaldo Ligieri Sons, presidente do Palestra Gratuita; Roberto Perosa, diretor institucional do Grupo Tereos; André Moraes Velleda, presidente da Moraes Velleda Diagnóstico de Risco; Julio César Forte Ramos, assessor da presidência da FDE – Fundação de Desenvolvimento para Educação; 1º Tenente PM Carlos Eduardo Villas Boas Junior; 1º Sargento PM Fernando Rodrigues e Soldado PM Fabrício Matsucuma.

Já a Medalha Integração Defesa Civil foi entregue para membros da sociedade civil, secretários municipais, vereadores, empresários, diretores de escolas e professores. E a medalha Heróis do Interior foi entregue para o Coronel PM Washington Luiz Gonçalves, o delegado de polícia, Marcelo Pupo de Paula, jornalista Leonardo Concon, e ao encarregado da segurança do Thermas dos Laranjais, Mauro Florismarthis Fedatto Sobrinho.

Além das entregas, foram assinados um documento de criação do Núcleo de Defesa Civil do Tiro de Guerra 02-025 da Estância Turística de Olímpia e os termos de compromissos de criação das medalhas “Integração Defesa Civil” e “Heróis do Interior”.

Durante a cerimônia também foram homenageadas com mimos entregues por Tarcísio e Fernando Cunha, a secretária de Estado Chefe da Casa Militar, Coronel PM Helena dos Santos Reis e esposa do presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, Eudirce Benatti.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA