A ABECAO – Associação Beneficente Cultural e Assistencial de Olímpia completa 55 anos e, para comemorar, esteve no programa Diário ao Vivo, do Diário de Olímpia, o voluntário Luiz Antonio Moreira Salata, filho do saudoso Luiz Salata, fundador da entidade no início da década de 60. Hoje, são mais de 20 cursos profissionalizantes, totalmente gratuitos, em duas sedes, a principal na Avenida Fernando Moro, 120, a outra na esquina abaixo. Confira a entrevista, em vídeo, ao final desta matéria.

Luiz Salata no ‘set’ de transmissão ao vivo do Diário de Olímpia

O programa é exclusivo do Portal Diário de Olímpia.Com, sempre às 13h, retransmitido em cadeia para quatro grandes redes sociais: Facebook, YouTube, Periscope e Twitch. Este último só transmite ao vivo no momento.

A ABECAO é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos de defesa dos direitos sociais,  fundada e idealizada em 17 de maio de 1963 pelo saudoso Luiz Salata Neto (foto), declarada de utilidade pública municipal e estadual, funciona nesta cidade de forma organizada destinada à prestação de serviços nas mais diversas áreas de assistência social, beneficência, cultural e desportiva, destacando-se os projetos direcionados para a qualificação, capacitação da mão-de-obra, geração de empregos e renda às pessoas em risco social.

ABECAO nos primórdios, Luiz Salata Neto (centro), com voluntários e damas da sociedade beneficentes

Desenvolve programas inovadores de cidadania em suas sedes localizadas : sede 1 – Avenida Fernando Moro, nº 120 e sede 02-Rua Dr. Octavio Lopes Ferraz, nºs 38/56 no Bairro São José, incluindo a Loja “Artesanato ABECAO-Feito por mãos olimpienses” na Rua São João, nº 675, Centro, todos na Estância Turística de Olímpia. Informações telefone : (17) 3281-9384.

Salata, voluntário da ABECAO, relata a história vitoriosa da entidade nos últimos 55 anos

Mantém o Projeto “Qualificando o Cidadão / Inclusão Social” consiste na realização de Oficinas para capacitação da mão de obra com as atividades de: costura industrial, corte costura e modelagem, costura artesanal e criativa, cabeleireiro feminino, cabeleireiro masculino/barbearia , manicure, pedicure, maquiagem, assistente de cabeleireiro para adolescentes e design de sobrancelhas, informática básica,  fotografia, operador de câmera, editor de vídeo, camareira/camareiro em meios de hospedagem, recepção/reservas em meios de hospedagem, garçom/garçonete e culinária.

Oferece  o Projeto “Melodia” programa sociocultural que consiste em uma oficina do saber, onde se busca construir um ser humano mais responsável para com a comunidade e para consigo mesmo, e propagar valores como compreensão, tolerância e igualdade, através do convívio benéfico e do aprendizado da música, por meio de cursos de : violão, viola caipira, teclado, musicalização infantil,  flauta doce, guitarra, percussão, trompete, saxofone, práticas de instrumentos de sopro (clarinete, flauta transversal, trombone e tuba), violino e canto.

Realiza  o  Projeto “Aprenda Artesanato” oferecendo oficinas para trabalhos manuais , além de capacitar ensinando técnicas de artesanato para a preservação da cultura popular na Capital Nacional do Folclore, formando artesãos para a Estância Turística de Olímpia, proporcionando desta forma uma opção de renda familiar, como terapia exercitando a criatividade e aliviando a tensão, integrando as pessoas e fortalecendo o vínculo familiar com as oficinas de artesanatos: barbante, macramê, pintura em tecidos, bordado em chinelo, trançado estrela, vagonite, crochê, tear manual, ponto cruz, artesanato em fibras naturais, reciclagem de materiais.

Leonardo Concon entrevista Luiz Salata, voluntário da ABECAO: 55 anos da entidade, todos os cursos gratuitos

Executa também, programas de assistência básica de alimentos e medicamentos para famílias em situação de vulnerabilidade social e realiza projeto de orientação escolar na defesa do meio ambiente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA