O Programa Atleta do Futuro (PAF), mantido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) em parceria com prefeituras paulistas, chegou a Estância Turística de Olímpia. O convênio de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Fernando Cunha e pelo presidente da instituição e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, na Unidade do Sesi em São José do Rio Preto.

O projeto visa a formação esportiva de crianças e jovens entre 6 e 17 anos, sustentada por três pilares: atividades permanentes (aulas), desenvolvimento dos temas transversais e eventos com as famílias. Em Olímpia, 300 meninos e meninas serão atendidos com aulas de basquete, futsal e voleibol. A Prefeitura será responsável por ceder os espaços para a prática das modalidades, enquanto que o Sesi-SP aplicará a metodologia e fornecerá uniformes e carteirinhas do programa. A empresa Condumax é parceira do programa no município.

“Com esse programa, estamos devolvendo a condição de referência esportiva em Olímpia, além de proporcionarmos a socialização dos jovens. Quanto mais Educação e Esporte, menos crianças nas ruas. Em breve anunciaremos a abertura das inscrições”, afirmou o prefeito.

Dentro do programa, crianças e adolescentes são divididos em três faixas etárias. Aos que têm entre seis e sete anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, as crianças iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos, podendo representar o Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

A assinatura do convênio contou com as presenças do vereador olimpiense e líder de Governo, João Batista Dias Magalhães (responsável pela articulação da vinda do programa para a cidade) e do secretário municipal de Turismo, Selim Jamil Murad.

Maestro João Carlos Martins em Olímpia

Outra parceria firmada com o Sesi foi a formalização da vinda da Orquestra Bachiana, que tem como maestro o pianista José Carlos Martins, no dia 20 de maio, na Praça da Matriz, às 11 horas.

A apresentação, que estava prevista para o dia 2 de março, precisou ser adiada devido a um compromisso particular do maestro.