21872795366_032080fe11_oO diretor da Divisão Brasil do Grupo Tereos, Jacyr Costa Filho, declarou que o aumento no preço do litro do diesel repassado ao consumidor é uma forma de compor o caixa da Petrobras. “Particularmente acredito que esse aumento penaliza a população mais carente porque o diesel é vital para o transporte urbano e muito importante no custo de alimentos”, disse.

“No momento em que deveria ser viável para a vida das pessoas com transporte mais barato e custo de alimentos mais acessível a população está sendo sacrificada”, acrescentou.

A Petrobras informou no dia 29 de setembro que realizou reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias. O aumento anunciado para a gasolina foi de 6% e para o diesel, de 4%. Os novos valores entraram em vigor já na quarta-feira, dia 30 de setembro.

O preço nas bombas é livre e costuma ser reajustado à medida que o combustível com preço novo chega aos postos. Por isso, ainda não há estimativas oficiais sobre o impacto do reajuste para os consumidores.

O último reajuste de preços de combustíveis, anunciado em novembro pela ex-presidente Graça Foster, gerou, na época, impacto entre 2% e 2,5%.

De acordo com Jacyr Costa Filho, hoje o diesel no Brasil custa 20% a mais que no mercado internacional. “Acredito que tenha sido uma atitude somente para beneficiar a Petrobras, com relação à gasolina acredito que hoje é utilizada pela classe mais privilegiada então acredito que cabe a essa classe dar sua contribuição”, finalizou.