Giro Marília – Nem só de momentos difíceis vive a carreira da promotora de Justiça Valeria Andrea Ferreira de Lima, que no dia 18 de maio será julgada em processo disciplinar sob acusação de ofensas a analistas (Leia matéria no Diário) que atuam como assistentes do Ministério Público, está em vias de promoção por merecimento.

O nome da promotora de justiça apareceu no diário oficial de ontem (5) como a terceira colocada em uma relação para promoção por merecimento a uma vaga para a Promotoria de Justiça em São José do Rio Preto, sede regional da regional da promotoria de Olímpia, onde ela atua no momento.

Segundo a publicação do Diário Oficial, Valéria Ferreira pode assumir a 19ª Promotoria de Rio Preto em promoção por merecimento.


Antes da polêmica com os assistentes, provocada por uma mensagem divulgada em um grupo fechado de redes sociais, a promotora ganhou notoriedade em investigações de fraudes públicas e investigação de autoridades em Olímpia e região.

Como o processo administrativo ainda está em tramitação, não existe nenhum obstáculo para promoção, que considera tempo de atividade da promotora, produtividade e aperfeiçoamento técnico dos promotores.

O julgamento do processo disciplinar não deve provocar punição muito grave à promotora. O regimento interno prevê ordem de punições que começam com censuras públicas. Segundo a acusação, a promotora distribuiu mensagem em que criticava o trabalho de analistas, a quem chamou de “frustrados” e “mal pagos”, entre outras ofensas.