Desde a última semana, a secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, e a Daemo Ambiental estão realizando a limpeza manual do Córrego Olhos D’Água, que fica na Avenida Aurora Forti Neves, principal via da Estância Turística de Olímpia.

No final do mês de janeiro, a Daemo Ambiental já havia dado início à limpeza mecanizada, entre as avenidas Andrade e Silva e Waldemar Lopes Ferraz. O serviço está sendo feito com máquinas, por conta do volume excessivo de areia e material vegetal, melhorando a vazão do canal e reestabelecendo a calha do rio.

Agora, a Daemo e a secretaria de Obras estão realizando a limpeza manual, entre as avenidas Waldemar Lopes Ferraz e Constitucionalista de 32. No local os volumes de areia e material vegetal são menores, por isso a limpeza está sendo feita manualmente.

E nos próximos dias, será realizada a dragagem entre a Avenida Andrade e Silva e a captação da Daemo Ambiental, com a finalidade de alargamento da calha e afundamento do canal, além da eliminação de plantas invasoras. A limpeza será realizada com uma Dragline, que é uma escavadeira que trabalha com um conjunto de cabos que puxam a caçamba, executando os movimentos de escavação. Para a execução do serviço foi firmado um convênio com o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica e o município já tem licença ambiental e a outorga.

De acordo com a divisão de Meio Ambiente da Daemo Ambiental, o processo de limpeza da calha do rio, que consiste na remoção de sedimentos como lodo e areia do leito para solução de problemas ambientais, se faz necessária para o desassoreamento do rio, aumentando ou estabilizando sua profundidade. Com esse processo também se evita problemas com as enchentes, provocadas, geralmente, por chuvas intensas e contínuas, fazendo com que a limpeza no rio seja uma medida extremamente necessária.