Por Ivanaldo Mendonça — O caminho quaresmal aproxima-se do seu final. Ao longo de quarenta dias, dispostos a seguir, com fidelidade, os passos do Senhor, identificamos e exercitamos movimentos fundamentais deste percurso que leva-nos, através da mãe de todas as semanas, a semana santa, á vida nova em Cristo, sentido último da celebração Pascal, núcleo central da fé cristã. Nosso caminho até agora pautado nas atitudes de fé ‘Voltar-se para Deus’, ‘Abrir-se á ação de Deus’, Repousar em Deus’ e ‘Deixar-se reconstruir por Deus’, sugere-nos, como quinto passo: ‘Renascer no Senhor’.

O cultivo da atitude ‘Renascer no Senhor’ é iluminado pelo Evangelho segundo João (Jo 12, 2o-33). No primeiro momento, ao relatar o anseio dos homens que, buscando conhecer o Mestre, pedem a Felipe “Gostaríamos de ver Jesus”, ensina: o que parece mera curiosidade revela-se caminho, através do qual, Deus toca os corações daqueles e de outros tantos homens. Reside aqui o sentido da expressão ‘encontro pessoal com Jesus Cristo’, a ser vivido por cada pessoa, e por todas as pessoas, na força da fé. Muitos foram e permaneceram com Ele.

No segundo momento o evangelista concentra-se na resposta de Jesus aqueles, de todos os tempos, que desejam conhecê-Lo. A resposta chocante explica o fato de muitos recuarem, evidenciando que sua busca não passa de imediatismo, fruto de uma relação deturpada com Deus. “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, continua só um grão de trigo, mas, se morre, produz muito fruto”. Jesus refere-se ao desfecho de Sua presença entre os homens; Sua morte que, aparentemente termina na cruz, revela-se ação amorosa de Deus que abre, aos que creem, as portas da eternidade.

O seguimento amoroso e fiel do Senhor exige: desprendimento (“Quem se apega a sua vida vai perdê-la”), doação (“Se alguém me serve meu Pai o honrará”). Os desafios e riscos provocam angustia e questionamentos: “E o que direi? Pai livra-me desta hora?”. A consciência da missão expressa: “Mas foi precisamente para isso que eu vim”. Por fim, a convicta e amorosa entrega tem palavra definitiva: “Pai glorifica o teu nome”. O caminho de Jesus é o mesmo a ser percorridos pelos discípulos, de ontem e de hoje.

‘Renascer no Senhor’ não é simplesmente fruto de hipóteses intelectuais, tampouco, resultados de vontades, necessidades ou caprichos satisfeitos, como se Deus tivesse que provar algo ao homem, retribuindo. ‘Renascer no Senhor’ é atitude de vida, sinônimo de busca constante que apresenta-nos, a necessidade de, como o grão de trigo, ‘morrer’, como caminho necessário para se chegar ao alto, á vitoria de cada dia e á vitória definitiva, na qual alcançaremos a feliz eternidade conquistada através da entrega amorosa de Cristo na cruz, ‘produzir muito fruto’. Renasçamos no Senhor!

Ivanaldo Mendonça

Padre, Pós-graduado em Psicologia

[email protected]