selo-ivanaldoPor Ivanaldo Mendonça — Ser misericordioso consiste num grande e constante desafio. O debruçar do coração sobre as misérias do outro, acolhendo, amando, perdoando e resgatando-o amorosamente, antes de ser uma atitude ou comportamento é uma experiência de caráter pessoal. Só alcança a compreensão e real significado deste dom espiritual quem, antes de tudo, se permite ser atraído, acolhido, confortado, curado e fortalecido pela infinita misericórdia de Deus. Assim, viver a misericórdia deixa de ser obrigação, torna-se dever, dom e missão, perpassando todo o nosso ser e existência.

Tendo como origem o coração do próprio Deus, a misericórdia se nos é revelada em Jesus, rosto da misericórdia do Pai, feito homem para nos salvar. A partir do encontro pessoal com Cristo e no esforço por viver Sua Palavra, tantos homens e mulheres, na força do amor e da fé, alcançaram a graça de possuir um coração misericordioso, tornando-se, por conseguinte, canais de misericórdia a tantos outros.

Dentre os muitos exemplos, o dia 19 de Março, aproxima-nos de São José, concedendo-nos a oportunidade de vislumbrar a misericórdia de Deus através de seu vida. A princípio a devoção a São José não apresenta nenhuma relação direta com o tema da misericórdia. No entanto, as entrelinhas, tanto das Sagradas Escrituras quanto da história, permitem-nos concluir que São José possui um coração transbordante em misericórdia.

Através das Sagradas Escrituras, aprendemos: Se não tivesse um coração misericordiosos, onde teria encontrado José, fé e docilidade para dizer sim à missão de ser pai adotivo de Jesus? Força e coragem para assumir Maria, grávida pela ação do Espírito Santo, como esposa? Amor e zelo para proteger a Sagrada Família diante das inúmeras adversidades? Através da história, aprendemos: Se não tivesse um coração misericordioso, como seria José cumulado de atributos que inspiram homens e mulheres, ao longo dos tempos, à constância no seguimento de Jesus?

Fé, amor, obediência, fortaleza, justiça, prudência, pureza, pobreza, paciência estão entre as principais virtudes do homem a quem Deus confiou uma das mais importantes missões na história da salvação. Os fiéis o invocam: protetor das famílias, patrono das vocações, padroeiro dos trabalhadores, protetor dos agonizantes e sofredores, patrono da boa morte, padroeiro da Igreja universal. Especialmente neste ano santo da misericórdia, contemplando a vida de São José, sem medo, recorramos a Sua poderosa intercessão.

São José, coração misericordioso: Rogai por nós!

Ivanaldo Mendonça

Padre, Pós-graduado em Psicologia

ivanpsicol@hotmail.com