Por Marinelle Casarini — O “medo de dentista” pode ter diferentes significados entre as pessoas. Colocar para fora o que mais te preocupa pode ajudar.

Para alguns,os sons como o barulho do motorzinho,e até mesmo o cheiro de algum produto específico dentro da sala clinica,pode trazer de volta alguma lembrança de experiência ruim do passado,de quando era criança e os pais levavam no dentista,e até mesmo fazer você pensar que o seu tratamento vai doer.

A boa notícia é que hoje em dia cada vez mais dentistas compreendem o medo de seus pacientes,é nós sabemos que bondade e gentileza fazem uma diferença enorme em seu tratamento.

Tecnicamente, a Odontologia melhorou muito ao longo dos anos e o tratamento dentário moderno pode inclusive ser indolor.Muitas pessoas têm medo da anestesia dentária.Se isso é algo que te incomoda,não se esqueça de dizer ao dentista.Existem pomadas que podem ser aplicadas na gengiva previamente para que você não sinta a agulha.

Aqui vão algumas dicas para você que não se sente confortável em ir ao dentista:

  • Procure marcar sua consulta em um horário do dia que você se sinta melhor e que não tenha outros compromissos para se preocupar.
  • É melhor comer alguma coisa leve antes da consulta,para que você não tenha nenhum risco de sentir sensação de desmaio na cadeira do dentista.
  • Combine algum sinal com seu dentista,por ex. levantar sua mão,caso precise de uma pausa.Dessa maneira o tratamento pode ser interrompido até que você esteja pronto para recomeçar.Você sabendo que está no controle da situação irá se sentir mais confiante.
  • Algumas pessoas se sentem melhor na presença de um amigo. Pense no que mais te agrada!Um amigo que dê conforto pode ser de grande ajuda.
  • Para relaxar durante a consulta,você pode pensar em algo que não seja P tratamento,como por ex planejar suas próximas férias, ou então tente mexer cada dedo do pé,sem movimentar qualquer um dos outros.

Apesar dessas dicas,se você achar que será muito difícil encarar um tratamento,consulte seu dentista sobre as técnicas de sedação e hipnose.Você também pode aprender técnicas de relaxamento e respiração e treinar na sua própria casa,que podem ser muito úteis no controle da ansiedade.

Fique tranquilo! Com o tempo você começa a conhecer e confiar em seu dentista e vai perceber que seus medos começarão a diminuir,e o tratamento odontológico poderá se tornar normal em sua vida.

Ter medo de dentista é algo muito comum,o importante é você ter força de vontade para dar o primeiro passo.

Aos poucos,você terá sucesso naquilo que você busca!

* Marinelle Casarini é cirurgiã-dentista em Olímpia  – CROSP 91227