Prefeitura, Defesa Civil e Bombeiros emitem alerta sobre fortes chuvas

0
2149

A Prefeitura de Olímpia, juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município, estão emitindo alerta visando a segurança de motoristas e cidadãos neste momento em que vivemos um período de contínuas chuvas.

Há perigo nas pistas de rodovias e vicinais molhadas e com óleo derramado por caminhões ou carros mal conservados, há perigos de enxurradas e desmoronamentos, entre outros.O alerta é feito especialmente quanto à possibilidade de desmoronamentos em áreas onde tenha ocorrido escavações, por exemplo, deixando a terra fora e suscetível a ocorrências com as chuvas, que podem causar danos, prejuízos ou até tragédias. Portanto, todo cuidado é pouco.

“São muitos os riscos que passam a correr quem precisa fazer uso das estradas, rodovias, vicinais e até vias urbanas quando ocorrem chuvas contínuas”, observa o Secretário Municipal de Governo e presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil-Comdec, João Paulo Polisello, o Pita. “Também as enxurradas e as possibilidades de desmoronamentos são bastante reais. Assim, todo cuidado é pouco”, reforça Pitta.

Para a prevenção de tragédias, é fundamental que a população também faça a sua parte. Também é preciso cuidado em outras situações onde há perigo de vida, exemplo de obras e construções, e ainda no âmbito atmosférico, há o perigo dos raios.

Trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e água minando da base de barranco são sinais de que a pessoa deve solicitar a vistoria preventiva da Defesa Civil, no caso de moradias.

A calha nos telhados impede que a água das chuvas vá direto para o terreno, o que causaria erosão e saturação do solo, facilitando o deslizamento no caso de fortes chuvas. Com a calha, o morador dá o destino correto para a água, que passaria a ser canalizada para as galerias pluviais. Também é importante não deixar o solo exposto às chuvas. Por isso, não se deve desmatar, fazer queimadas ou cortes irregulares no terreno.

RAIO

O raio é uma descarga elétrica proveniente de uma nuvem de trovoada, podendo ocorrer, no entanto, mesmo que não haja chuva por fenômenos naturais ou localizados. Mas aumenta muito em intensidade neste período chuvoso. Portanto, se você estiver fora de cada, abrigue-se em uma casa, edifício ou em alguma instalação subterrânea. Caso esteja em um veículo, não saia. Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas.

Também evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol. Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente. Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques e caixas d’água. Mantenha-se afastado de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame.

Evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca. Evite andar de bicicletas, motocicletas ou a cavalo. Se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deite no chão.

E, se estiver em casa, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões. Evite utilizar o telefone, a menos que seja sem fio ou celular. Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho