Professores do 1º e 2º anos da Base Nacional Comum-BNC e Período Complementar, de Olímpia, bem como Professores Coordenadores do Ciclo I (1º e 2º anos), professores do Projeto Reforço e Recuperação e Professores do AEE, encerraram na segunda-feira passada, dia 25 de abril, o “Curso das Boquinhas”.

O curso mostrou métodos de alfabetização e sistematização de conteúdos a serem trabalhados de forma lúdica com as crianças dos 1º e 2º anos, que consiste basicamente no uso da boca como ferramenta de transmissão por meio da articulação e emissão dos sons das letras.

Ministrada pela fonoaudióloga Carina Teixeira Blanco, o curso foi dividido em oficinas teóricas e trabalhos práticos com os jogos. “Em um primeiro momento a fonoaudióloga explicou aos presentes o que é o método das boquinhas e somente depois trabalhou com os jogos que foram adquiridos pela Secretaria da Educação e enviados para as escolas, capacitando os professores para o uso destes jogos”, explica a Coordenadora Fabiana.

A coordenadora técnico-pedagógica Fabiana Martins de Alencar ressalta que as atividades do curso são mais um recurso que o professor tem para trabalhar com os alunos de forma lúdica: “Trabalhamos muito a ludicidade em sala de aula. É uma forma para que todas as crianças participem e, as que apresentam maiores dificuldades na aprendizagem tenham uma melhora na autoestima, já que a criança aprende e expõe tudo o que sabe durante o jogo. É uma forma prazerosa do aluno aprender e, para o professor, uma metodologia  dinâmica e lúdica de ensinar”.

Segundo ela, o curso teve a participação de 96 profissionais, divididos em duas turmas, 36 pela manhã e 60 no período da tarde.