Da Redação — Cinco anos e três dias depois de muitos estudos, provas, júris simulados e estágios, colaram grau vinte formandos da Turma “Robson Coelho Lameiro” – a primeira turma do Curso de Direito da Faculdade Ernesto Riscali – FAER/Uniesp, na noite de ontem, sexta (12), em Sessão Magna realizada no Thermas dos Laranjais. Fotos Leonardo Concon (álbum completo no final da reportagem)

Primeira Turma do Curso de Direito de Olímpia - Faer/Uniesp
Primeira Turma do Curso de Direito de Olímpia – Faer/Uniesp

O Diário de Olímpia, que cobriu, também com exclusividade, a luta da ex-mantenedora Tina Riscali para a conquista do primeiro curso de Direito de Olímpia, e a aula inaugural em 8 de agosto de 2001, fez questão de cobrir, também com exclusividade, a noite solene de ontem, registrando a emoção dos formandos, professores, parentes e convidados.

Patrono Caia Piton, ao lado de Iscilla, sendo entrevistado por Malu Rodrigues, de Rio Preto
Patrono Caia Piton, ao lado de Iscilla, sendo entrevistado por Malu Rodrigues, de Rio Preto

Leia mais

Depois de seis anos de luta, hoje é um dia histórico para Olímpia: É instalado o primeiro Curso de Direito na Faculdade Ernesto Riscali

A Turma “Robson Coelho Lameiro” (in memoriam) superou a Universidade de São Paulo (USP) no índice de aprovação com a maior nota no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, portanto considerada a Faculdade com a maior nota do Estado de São Paulo, o que é uma grande honra para essa turma. Sete, de seus vinte alunos, obtiveram a carteira de advogado da OAB-SP.

Robson Coelho Lameiro, primeiro lugar no vestibular há seis anos, falecido e homenageado 'in memorian'
Robson Coelho Lameiro, primeiro lugar no vestibular há seis anos, falecido e homenageado ‘in memorian’

A emoção ficou por conta, ainda, da homenagem feita pelos formandos a Robson Coelho Lameiro, falecido em 2014, ex-funcionário do Fórum da Comarca local, e que, foi o primeiro colocado no vestibular dessa primeira turma e, na aula inaugural, recebeu um mimo da então coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras Denise Degasperi.

A Mesa de Honra da Sessão Magna de Colação de Grau Faer/Uniesp
A Mesa de Honra da Sessão Magna de Colação de Grau Faer/Uniesp

Compuseram a mesa de honra o diretor-geral Professor Rodrigo César Marini, a assistente de direção Cristiana de Oliveira Neto Torres, o coordenador do Curso de Direito Professor Hermes Aun Bachiega, a secretária-geral Susimara Aparecida de Andrade Ferreira, o patrono da Primeira Turma do Curso de Direito Caia Piton, o paraninfo professor João Brocanello Neto, o professor homenageado e padrinho de missa Gustavo Alexandre Secchieri Pesquero e a professora homenageada e ex-coordenadora do Curso de Direito Ana Cássia Milare de Carvalho.

Advogada Iscilla Piton ao lado da ex-mantenedora da FAER, Tina Riscali
Advogada Iscilla Piton ao lado da ex-mantenedora da FAER, Tina Riscali

Ao declarar aberta a Sessão Magna de Colação de Grau, o diretor geral Rodrigo César Marini ressaltou que “a conclusão do curso certamente é a celebração do estudante de uma grande conquista”, lembrando que “a cerimônia de formatura é um dos mais belos momentos da jornada, com ela se compartilha a alegria de familiares e amigos, assim como expressa-se o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória”. Marini disse, ainda, que “a solenidade é um momento de magnitude da instituição de ensino, quando dirigente, professores, funcionários e alunos externam seus sentimentos para provar que a missão de ensinar foi cumprida e o esforço valeu a pena”.

Diretor-Geral Rodrigo Marini abre a Sessão Magna
Diretor-Geral Rodrigo Marini abre a Sessão Magna

Após a entoação do Hino Nacional, o primeiro a discursar foi o coordenador do Curso de Direito, professor Hermes Aun Bachiega, que deu as boas-vindas aos formandos e disse da importância daquele momento para todos.

Professor Hermes Aun Bachiega, coordenador do Curso de Direito
Professor Hermes Aun Bachiega, coordenador do Curso de Direito

Em seguida, foi a vez do patrono Caia Piton que iniciou lembrando Ruy Barbosa – “A profissão de advogado tem aos nossos olhos uma dignidade quase sacerdotal”. Assinalou, ainda, aos formandos que “um advogado não leva em sua carreira o número de processos que ganhou ou perdeu, mas tem como maior troféu em sua trajetória o orgulho de nunca ter se corrompido”.

Patrono Caia Piton
Patrono Caia Piton

Caia relembrou que “o maior desafio que enfrentei na advocacia, e que tenho por certo foi também o móvel que me fez ser homenageado nesta noite, foi o famoso caso da lacração dos poços deste parque. Caso este gerado por uma disputa entre Estado e União, do qual fomos vítimas”. E, confessou: “Creio não terei outro caso tão emblemático na vida. Naquele momento, não eram os interesses de um cliente que buscava uma tutela judicial, mas sim os interesses de uma cidade que, literalmente, parou e ficou a mercê de uma legislação engessada da década de 50”.

Ao concluir, o patrono aconselhou: “Meus queridos afilhados, para o advogado não existe o mundo das certezas, viveremos sempre atirados no vazio, defendendo nossas teses”. E, arrematou: “Jamais esquecerei que foram vocês que me outorgaram o título de reconhecimento de uma carreira, conduzindo-me a patrono da primeira turma da Faculdade de Direito de nossa cidade”.

Caia Piton fala aos formandos da Primeira Turma de Direito
Caia Piton fala aos formandos da Primeira Turma de Direito

Na sequência, de improviso, ressaltando que falava ‘de coração’, o paraninfo, professor João Brocanello Neto, falou da importância do caráter, da dignidade e do amor à carreira, em primeiro lugar, tendo como exemplo o seu pai que, aos 80 anos, ainda está firme e com saúde, dedicando amor e talento no que faz.

Paraninfo João Brocanello Neto. Discurso 'de coração'
Paraninfo João Brocanello Neto. Discurso ‘de coração’

“Tenham em mim não um ex-professor, mas um amigo, podem me procurar sempre que precisarem, podem me ligar, nunca me esquecerei de vocês”, disse Brocanello.

João Brocanello Neto
João Brocanello Neto

Por sua vez, emocionado, o orador da turma, formando Rogério Augusto da Silva Gerbasi, usou e abusou do tempo relembrando diversas fases e momentos da convivência com cada um dos colegas ao longo dos cinco anos de estudos. Comparou todos como um ‘grande time’ e, qual como técnico de futebol, escalou um a um, nominando as suas qualidades e posições nesse time.

Emocionado, o orador da turma formando Rogério Augusto da Silva Gerbasi
Emocionado, o orador da turma formando Rogério Augusto da Silva Gerbasi

Agradeceu ‘imensamente’ professores, diretores, funcionários e até sentiu ‘saudades da cantina’, citando uma frase de Isaac Newton: “Se enxerguei longe foi porque me apoiei em ombros de gigantes”.

Formandos ouvem a 'escalação' do time do Orador da Turma
Formandos ouvem a ‘escalação’ do time do Orador da Turma

HOMENAGEM AO ALUNO FALECIDO

Um dos momentos também emocionantes foi quando a formanda Marisa Delfina Montozo Magdalena foi à tribuna para render homenagens a Deus, pais e familiares, e na continuidade todos eles saíram de seus lugares e entregaram botões de rosas para pais ou cônjuges.

A emoção no momento da entrega das flores aos parentes
A emoção no momento da entrega das flores aos parentes

E, também, para a esposa do aluno falecido em 2014, Lúcia Lameiro, que nomina a Turma, Robson Coelho Lameiro, que recebeu flores, uma placa e o canudo de formando.

Lúcia Lameiro, esposa do aluno falecido em 2014, Robson, recebe homenagem dos formandos
Lúcia Lameiro, esposa do aluno falecido em 2014, Robson, recebe homenagem dos formandos

Dando continuidade à Sessão Magna, a formanda Mariana Segura Alves da Silva, única mulher dos sete que já obtiveram a carteira de advogado da OAB-SP, homenageou o patrono Caia Piton, lendo um breve currículo, e lembrando que “o patrono de uma turma é aquele que aconselha e direciona, este aconselhamento e orientação acontecem não somente através da presença permanente no cotidiano, mas por seus exemplos, méritos e reconhecimentos de pessoa iluminada que se destaca, que empreende, justamente por seu jeito ímpar de ser. Assim, quando escolhemos nosso Patrono, foi unânime o reconhecimento à pessoa e ao profissional do nosso querido Caia Piton, como gosta de ser chamado”.

Mariana Segura presta homenagem ao patrono Caia Piton, que a observa da Mesa de Honra
Mariana Segura presta homenagem ao patrono Caia Piton, que a observa da Mesa de Honra

A formanda Karina Christofalo Vietti entregou uma lembrança para o patrono Caia.

Piton recebe placa comemorativa e lembrança da formanda Karina Vietti
Piton recebe placa comemorativa e lembrança da formanda Karina Vietti

Mariana retornou à tribuna e fez, também, uma homenagem ao paraninfo Brocanello Neto: “Paraninfo é o título atribuído ao individuo escolhido para ser o padrinho da turma dos formandos de um curso superior, pode ser um professor ou um profissional que tenha grande destaque no corpo científico dos alunos formandos, além de despertar carisma entre os membros da turma. São os próprios formandos que, através de eleição direta e democrática, escolhem quem será o paraninfo da turma. E nós escolhemos você, João Brocanello Neto, nosso querido Broca”. Acrescentando: “Você poderia ter sido simplesmente nosso professor, mas escolheu também ser nosso amigo, dividindo conosco suas experiências, se entristeceu com nossos tropeços e aplaudiu nossas vitórias”.

João Brocanello Neto ouve a homenagem prestada pela formanda Mariana
João Brocanello Neto ouve a homenagem prestada pela formanda Mariana

O formando Emerson Gustavo Zamariollo Baldan entregou uma placa comemorativa para João Brocanello.

Formando Emerson Baldan entrega placas para Brocanello
Formando Emerson Baldan entrega placas para Brocanello

Finalmente, Mariana prosseguiu, na tribuna, com homenagem desta vez para professores e funcionários, que receberam lembranças, inclusive componentes da mesa através dos formandos Fábio Henrique, Mateus Tamberlini, Andreza Salmazo, Fabiano Garcia Trinca e Mauro Lúcio Bertoco.

Fabiano Trinca entrega placas para a ex-coordenadora do Curso Ana Milare
Fabiano Trinca entrega placas para a ex-coordenadora do Curso Ana Milare

O JURAMENTO

Finalmente, o momento solene do Juramento, conduzido pelo formando José Roberto Coleta: “Prometo no exercício das funções de meu grau, acreditar no Direito como melhor forma para a convivência humana, fazendo da Justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social, ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, Justiça que se fortaleça, e nem Paz que se concretize. Assim prometo”.

José Roberto Coleta comanda o Juramento
José Roberto Coleta comanda o Juramento

O diretor Rodrigo Marini fez a colação de Grau na formada Karina Christofalo Vietti, diplomando-a. Na sequência, vieram os formandos Alencar Aleixo Franchini, Andreza Aparecida Salmazo, Emerson Gustavo Zamariollo Baldan, Fabiano Garcia Trinca, Fábio Henrique de Souza Carvalho, Flávio Augusto Fuso Camargo, Gesiele Augusta Silva de Araújo, Ivo Gilmar Alves Garcia, José Roberto Coleta, Marcelo Augusto de Oliveira Rosa, Mariana Segura Alves da Silva,m Marisa Delfina Montozo Magdalena, Mateus Tamberlini Mialich, Mauro Lúcio Bertoco, Osvaldo Fernandes de Freitas, Oswaldo Ruiz Júnior, Paulo Victor Ribeiro Vanti, Raquel Flores e Rogério Augusto da Silva Gerbasi.

_DSC0603

O diretor geral, finalmente, declara encerrada a Sessão Magna de Colação de Grau e os formandos comemoram atirando ao alto os seus ‘capelos’.

_DSC0656

ÁLBUM COMPLETO

Confira todas as fotos do Diário de Olímpia. Podem ser clicadas e baixadas: