A Secretaria de Educação de Olímpia, aplicou, nos dias 14 e 15 passados, a prova do Sistema de Avaliação Educacional do Município de Olímpia (SAEMO), aos alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais, inclusive distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu.

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Segundo a secretária da Educação Eliana Bertoncello Monteiro, a prova é uma ferramenta de avaliação externa, uma vez que, principalmente os alunos de quarto ano, não possuem avaliação do governo estadual ou federal. “A partir de um estudo que nós fizemos e de relatos de professores e coordenadores, foi identificada a necessidade de fazer uma avalição externa para ter um diagnóstico dos alunos e poder atuar diretamente com a necessidade apontada, por isso, foi implementada a prova”, explicou.

Este ano, o SAEMO foi aplicado para 1197 alunos e abordou questões abertas de português e matemática e também a produção de uma redação. Para os estudantes de 3º ano, a redação propunha que os alunos finalizassem a estória infantil dos Três Porquinhos. Já para o 4º ano, a proposta da redação era uma fazer uma releitura da estória do Patinho Feio, incentivando a criatividade e a capacidade textual dos alunos.

As questões abertas serão corrigidas por meio de leitura óptica, a partir de um gabarito definido pelos coordenadores. Já as redações estão em processo de correção, que deve ser finalizado em breve. Uma comissão formada pelas equipes de coordenadores e Secretaria da Educação estipularam critérios de avaliação das redações em função das competências e habilidades desejadas para os alunos dos anos em questão.

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“Isso mostrará o desempenho do aluno na produção textual e o que ele tem mais dificuldade. Além disso, quando o professor receber a correção, terá acesso aos critérios que mais devem ser trabalhados com os alunos”, acrescenta Eliana Bertoncello.

No mês de agosto, será realizada uma reunião com a equipe gestora das escolas e da Secretaria da Educação para apresentar o resultado geral do SAEMO, destacando pontos positivos e negativos do desempenho dos alunos.

“Nós temos procurado trabalhar sempre no sentido de oferecer melhores condições de aprendizagem para os alunos. Por isso, que nós nos debruçamos sobre aquilo que nós ouvimos dos professores e vamos, por meio disso, formando um diagnóstico. Toda vez que percebemos que é possível uma ação para melhorar determinado aspecto, nós buscamos uma formação nesse sentido e os professores têm demonstrado uma boa aceitação, no geral. É nossa obrigação oferecer essa formação para os professores e para os alunos”, conclui a secretária.