O maior evento esportivo do mundo terá início nesta quinta-feira, dia 14 de junho, mas o clima da Copa já invadiu as escolas da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia.

Desde março, o Projeto “Copa do Mundo na Escola” trabalha com os alunos uma proposta interdisciplinar com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre diversas culturas e etnias, respeitá-las e valorizá-las, repudiando a discriminação por diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Para isso, além do conteúdo pedagógico abordado em sala de aula a respeito das danças, música, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país participante da edição 2018, bem como do resgate histórico da competição, uma atividade prática está sendo desenvolvida com as crianças, baseada no futebol que é o esporte-chave da Copa e uma grande paixão dos brasileiros.

Trata-se de uma competição interna de futsal entre as classes de cada unidade escolar com a participação de todos os alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, tanto na categoria masculino como feminino, em que cada equipe representa um país participante da Copa do Mundo 2018.

Sob a orientação dos professores de Educação Física, o campeonato interclasse está sendo disputado em duas fases, sendo que as escolas estão na reta final da atividade. A competição segue as mesmas regras da Confederação Brasileira de Futebol de Salão e da Federação Paulista de Futebol de Salão. Os 1º e 2º  lugares de cada categoria serão premiados com medalhas.

O projeto é acompanhado pelo coordenador técnico pedagógico de Educação Física, professor Luiz Gonzaga Carneiro, com supervisão da secretária de Educação, Maristela Meniti.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA