DA REDAÇÃO — A partir do ano que vem, no Estado de São Paulo, alunos e escolas estaduais estarão sob novo cenário chamado de ‘reestruturação dos três ciclos’, ou seja, ela prevê a separação dos três ciclos de ensino em prédios diferentes, ou seja, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental deverão estudar em escolas diferentes dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Os estudantes do ensino médio também devem ficar em prédios separados.

Jovens Professores

Só de Olímpia, estima-se que quase 1,2 mil alunos sejam ‘reestruturados’, das escolas Dona Anita Costa, Dr. Antônio Augusto Reis Neves, Pro­fessora Maria Ubaldina de Barros Furquim e Dr. Wil­quem Manoel Neves.

solange belliniA diretora regional de Ensino Solange Bellini, em contato com o Diário nesta terça (6), defendeu o projeto e disse que “a princípio, podem surgir problemas pontuais, mas será bem melhor reunir alunos e professores do mesmo ensino, facilitando o aprendizado, todos em uma mesma faixa etária”.

“Em um primeiro momento, o aluno precisa atualizar os seus dados de geolocalização para, mais tarde, sabermos a sua movimentação de uma escola para a outra (leia abaixo)”, afirma a dirigente. Por outro lado, a reorganização não vai contemplar todas as unidades de ensino do Estado. Nesse momento, está sendo realizado um estudo entre a Educação e as Diretorias de Ensino para definir quais escolas passarão pela reorganização, de acordo com as necessidades específicas de cada região.

escola-anita-costa

Em Olímpia, a reestruturação seria da seguinte forma:

  • EE Anita Costa – Apenas com o ‘antigo ginasial’, ou seja, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
  • EE Reis Neves – Ficaria somente com o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, o ‘antigo colegial’
  • EE Wilquem Reis Neves – Absorveria alunos do ensino fundamental dos residenciais Morada Verde, Harmonia e adjacências, até que uma nova escola seja construída. A Prefeitura já doou o terreno. O Estado precisa construí-la.
  • EE Maria Ubaldina – Somente com Ensino Médio devido à sua infra-estrutura de laboratórios e mais espaço pedagógico.

Outras escolas como a Dalva Vieira Ittavo, nas Co­ha­bs I e II, que oferece aulas em período integral, continuará a ter o segundo ciclo do ensino Fundamental e o Ensino Médio, assim como as escolas dos distritos, Eloi Lopes Ferraz em Baguaçu e a Comendador Francisco Ber­nardes Ferreira em Ribe­i­ro dos Santos. Já a escola Alzira Tonelli Zacarelli, que em 2015 oferecia os dois ciclos, em 2016 só funcionará com o segundo ciclo do fundamental.

A MEGA REUNIÃO

dados-redeE uma chamada ‘mega reunião’ está sendo agendada entre pais, alunos, profissionais da Educação, no dia 14 de novembro, em todo o Estado, o “Dia E”.

No Dia “E”, todos os participantes terão a oportunidade de entender o novo processo de reorganização, que prevê a ampliação do número de unidades de ciclo único em São Paulo e como serão feitas as transferências de alunos e quais escolas receberão cada um. A ação acontecerá de forma simultânea em todo o Estado.

Mas, antes mesmo de mais esclarecimentos e estudos, alunos já fazem protestos em diversas cidades, como ocorreu hoje cedo, terça (6), em São José do Rio Preto.

ATUALIZAÇÃO DE DADOS

Para reforçar ainda mais a participação de todos, principalmente dos pais e alunos, o planejamento inclui também a atualização do endereço dos estudantes da maior rede de escolas da América Latina. O objetivo é evitar qualquer tipo de divergência no momento da escolha e remanejamento dos estudantes para as novas escolas.

A Educação preparou um site, onde todos os estudantes devem preencher com seus dados cadastrais o mais rápido possível. O acesso ao sistema deverá ser feito com RA e a data de nascimento do aluno. Caso não tenha o número do RA, procure a secretaria de sua escola.

Clique aqui para fazer a atualização.

2 COMENTÁRIOS