Professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia participaram, na manhã desta quarta-feira (26), de uma capacitação do Projeto “Boquinhas”, realizada na sede da secretaria de Educação, com a participação de 70 professores e coordenadores.


A oficina foi ministrada pela fonoaudióloga, psicopedagoga e multiplicadora do método das Boquinhas, Carina Teixeira Blanco, de Monte Azul Paulista. Segundo a profissional, trata-se de um método multissensorial que utiliza todos os canais sensoriais para auxiliar no processo de alfabetização dos alunos.

“Olímpia já vem fazendo esse trabalho há algum tempo e o objetivo desse encontro é uma supervisão daquilo que eles estão aplicando e uma reciclagem dos conteúdos dentro da metodologia. Nós abordamos principalmente os aspectos de consciência fonológica, fonêmica, fonoarticulatório, habilidades corporais, espaciais, temporais que são essenciais no desenvolvimento da educação infantil para que as crianças estejam preparadas para o Ensino Fundamental”, explica Carina.

Além da palestra expositiva, a capacitação também trabalha oficinas de jogos para que os professores possam passar o conteúdo às crianças de forma lúdica, auxiliando no desenvolvimento do aprendizado. As técnicas abordadas serão aplicadas durante a alfabetização dos alunos com faixa etária de 4 e 5 anos.
A oficina foi acompanhada pela chefe de setor de Educação Infantil, Luciana Diniz Spagnol, e contou com a presença da secretária de Educação, Maristela Meniti.