Com intuito de promover uma busca ativa e aumentar o número de diagnósticos sobre hepatites virais, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizará neste sábado, dia 28 de julho, a Campanha de Combate a Hepatites Virais.

A ação ocorrerá no Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Avenida Waldemar Lopes Ferraz, 650, Centro, das 8h às 16h. A campanha é destinada a pessoas acima de 40 anos de idade com as seguintes características: se é ou foi usuário de drogas; se já fez tatuagem e piercing; se passou por transfusão sanguínea antes dos anos 90; se tem hábito de ter relações sexuais sem camisinha; e se compartilha alicate ou gilete com outras pessoas.

A iniciativa visa realizar testes rápidos contra Hepatites B e C para obter diagnósticos mais precisos e, assim, iniciar o tratamento. Além disso, enquanto os pacientes aguardam o resultado, serão orientados sobre como proceder em caso de confirmação da doença e a importância de procurar ajuda médica quando houver dúvidas sobre os sintomas.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, é preciso apresentar à população as formas de prevenção e tratamento. “A campanha é mais uma que o CTA está realizando para conscientizar. Alguns procurarão por curiosidade e outros por apresentar sintomas, e o importante é estar presente para fazer o teste rápido, já que muitas vezes essas doenças são diagnosticadas tardiamente, dificultando o tratamento. Com o diagnóstico, o paciente já pode iniciar o tratamento queé oferecido pela rede municipal de saúde no CTA, bem como exames e atendimento com infectologista, psicólogo, enfermeiro e técnico de enfermagem, farmacêutico e assistente social”, destaca o secretário.

Em caso de dúvidas, os moradores devem entrar em contato pelos telefones (17) 3279-1400 (Secretaria de Saúde) ou (17) 3279-9702 (CTA).

TUBERCULOSE

No último sábado (21), o CTA promoveu também a Campanha de Combate à Tuberculose. A ação, que ocorreu na UBS da Santa Ifigênia, consistiu na realização do exame de escarro e orientação do paciente sobre a importância do tratamento em caso de suspeita de tuberculose.

Cerca de 100 pessoas foram atendidas no local durante a campanha, com distribuição de copos para realização do exame. A equipe do CTA também entregou panfletos informativos e orientou os moradores nas principais ruas e no comércio do bairro.