Neste sábado (7), será realizado no Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE), também conhecido como “Postão” ou Centro de Saúde, a Campanha Nacional Contra o Câncer de Pele. Oito Dermatologistas e uma cirurgiã-plástica estarão atendendo aos pacientes na detecção deste tipo de câncer, que é o mais comum no Brasil.

A ação, desenvolvida pelas Secretarias de Saúde e Educação de Olímpia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), visa conscientizar e prevenir a população contra o Câncer.

cancer_4

A Campanha, que tem início às 9 horas, atenderá 300 pessoas e é coordenada pela médica dermatologista Solange Maria Benatti Murad, com apoio e atendimento das dermatologistas Graziela de Oliveira, Bruna Somílio, Sílvia Maria Difroge, Luciana Passoni, Ana Flávia Fattini, Daniela Amâncio, a convidada Natália Mazer, e também da cirurgiã-plástica Marla Somílio.

A diretora técnica do ARE, Anna Isabel Cervato Menézio, explica que os pacientes que participarem na campanha realizarão uma triagem durante o atendimento. Primeiramente é analisado por um clínico geral que avalia se a mancha ou a verruga é suspeita de ser ou desenvolver câncer de pele. Se a mancha for suspeita, o paciente é encaminhado ao dermatologista, caso contrário o paciente é dispensado.

“As dermatologistas avaliarão e, por exemplo, se for uma verruga suspeita de câncer terá uma médica cirurgiã para realizar a retirada, se for pequena. Caso seja uma mancha que dá para fazer um tratamento imediato com nitrospray, também será realizado. Agora, se for uma mancha um pouco maior e necessite ser retirada, é feito o encaminhamento para a Rede Pública de Saúde”, explica a diretora Anna Menézio.

cancer-pele

“Depois do encaminhamento, o paciente retorna ao ARE e realiza um agendamento para fazer a retirada desta mancha ou verruga. O resultado vai para análise e é entregue ao paciente, que retorna ao dermatologista da Rede Pública novamente”, explica a diretora.

Anna Isabel ressalta que as verrugas e manchas retiradas no dia da campanha também serão enviadas para análise, e os resultados entregues aos pacientes.

A Secretaria de Saúde disponibilizará para a Campanha funcionários que auxiliarão no atendimento e também a estrutura física e materiais clínicos, como equipamentos para sutura, gases e fios.

Os pacientes, para serem atendidos devem comparecer no ARE, na Rua Dr. Américo Sampaio, 55, centro, munidos do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), ou caso seja paciente do Posto, deve trazer o cartão de inscrição.