A Secretaria de Saúde de Olímpia irá realizar entre os dias 16 e 20 deste mês, uma campanha de prevenção contra a doença. A campanha visa facilitar o acesso ao medicamento e consequentemente a cura da doença, melhorando a qualidade de vida do cidadão.

Conhecida antigamente por “peste cinzenta” ou tísica pulmonar, a tuberculose é causada por bactérias que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch.

A transmissão da tuberculose ocorre por meio da tosse, fala ou espirro. O contato direto com o paciente em ambiente fechado, provido de pouca ventilação e ausente de luz solar, possibilita uma maior chance de outra pessoa ser infectada com a bactéria causadora da doença.

Atualmente o município registra três pacientes diagnosticados com a doença e em tratamento, e seis realizando a quimioprofilaxia, ou seja, a prevenção para as pessoas que tiveram em contato com a tuberculose.

A campanha será dividida em duas etapas, sendo a primeira uma equipe de profissionais do CTA responsável por realizar a prevenção “casa-a-casa”, ou seja, visitar domicílios em bairros já estabelecidos e escolhidos conforme o risco e a incidência de pacientes com a doença. E a outra etapa nas Unidades Básicas de Saúde do município, nas quais os cidadãos serão examinados.

A cada ano no Brasil são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Ministério da Saúde ainda estima que o país ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

A tuberculose, segundo José Augusto Depieri Branco, fisioterapeuta do CTA, tem como sintomas a tosse com catarro (produtiva) por mais de 15 dias, cansaço excessivo, febre baixa geralmente ao entardecer, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso acentuado, palidez, rouquidão, fraqueza e prostração.

“Os pacientes que apresentarem sintomas parecidos com estes devem procurar as UBS´s e realizar o ‘exame de escarro’, no qual no material coletado será analisada a presença da bactéria causadora da doença”, salienta José Augusto.