Em funcionamento desde 1975, o Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Olímpia, único hospital da comarca, está passando por uma reforma total, modernizar as instalações, com estrutura mais adequada para os profissionais e melhores condições de atendimento aos pacientes, segundo promete o governo municipal.

As obras tiveram início nesta semana e serão realizadas por etapas para não interromper o funcionamento e a realização de cirurgias. Assim, a reforma começou pela sala que abriga o setor de Recepção de Material e Esterilização, onde será construída ainda uma recepção familiar.

A readequação visa favorecer a operacionalização do Centro Cirúrgico e suas alas, sendo que a obra contemplará Vestiários; Banheiros; Sala de Recuperação Pós-Anestésica; Farmácia; três Salas Operatórias; Sala de Parto; Sala de Reanimação Neonatal; Sala de Equipamentos; Depósito de material de limpeza; Sala de Pequenas Cirurgias; Sala de Conforto; Sala Pré-Parto; e Sala Administrativa.

O espaço reformado também contará com alas de suporte como Sala de Recepção do Centro Cirúrgico; Sala de Espera para familiares; Sala para recebimento de materiais para lavagem; Sala de Preparo e Esterilização; e Sala de Arsenal (armazenamento). Todo o local receberá melhorias nos revestimentos; adequação hidráulica; instalações elétricas; e instalações de água e esgoto, de acordo com as normas hospitalares e da vigilância.

Para os serviços, está sendo investido um recurso de R$ 500 mil proveniente de doações de voluntários que preferem se manter anônimos.

Para o vice-prefeito Fábio Martinez, que também acompanhou as negociações e atua no hospital, a obra possibilitará maior acolhimento aos pacientes e possibilitarão o aumento no número de cirurgias. “Atualmente, realizamos uma média de 300 a 350 cirurgias por mês. Com todas as melhorias que serão feitas, vamos otimizar o funcionamento do centro e ampliaremos essa capacidade, oferecendo aos pacientes e suas famílias uma estrutura com mais qualidade, sempre pensando na saúde e na vida do cidadão”, destacou.

De acordo com o prefeito, as atuações nas parcerias é um marco da gestão que busca sempre fortalecer o único hospital que atende toda a microrregião, com o objetivo de conceder aos moradores de Olímpia e região excelência no atendimento e um local com mais recursos para os profissionais.

“Quanto melhor equipado o hospital melhor o serviço ofertado. Esta é a nossa meta, oferecer saúde de qualidade a todos. Estabelecer esta parceria com o HB Saúde possibilita atendimentos para a da Santa Casa e usuários do plano de saúde. Queremos nossos pacientes e os seus acompanhantes em um ambiente adequado e, principalmente, com os melhores equipamentos. Estamos muito felizes que as obras começaram e esperamos que em 90 dias estejam concluídas”, ressaltou.

OUTRAS OBRAS

A instituição passa também por reformas na maternidade; recebeu dois novos climatizadores para a lavanderia; uma secadora de 30kg e um transformador de 300KVA que atenderá toda a Santa Casa.

Desde o início da nova gestão, a pedido do prefeito Fernando Cunha, a Prefeitura tem investido e auxiliado em melhorias para o hospital, com a elaboração de projetos e gestão com lideranças políticas e empresariais para garantir recursos para as obras da instituição.

“É importante destacar também que todas as melhorias que a Santa Casa tem recebido é fruto de uma união de forças. Uma ação conjunta do poder público, da iniciativa privada que tem sido atuante e, principalmente, da provedoria do hospital, representada pela Luzia Contim, e toda a diretoria que se empenhado em estruturar a instituição e melhorar o atendimento aos pacientes. Continuaremos nos esforçando para cada vez mais ajudar a Santa Casa. É o hospital dos moradores, que diariamente salva vidas e traz vidas”, finalizou o prefeito.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA