A partir desta segunda-feira, dia 23, as Secretarias de Obras, Engenharia e Serviços, Saúde, e a autarquia Daemo Ambiental darão início à varredura para o combate e prevenção ao escorpião.

O primeiro bairro a ser percorrido será o Jardim Santa Ifigênia, bairro em que há maior incidência do animal. A força-tarefa tem o objetivo de eliminar possíveis alojamentos de escorpião e criadouros da dengue, além de orientar aos cidadãos.

A ação se faz necessária, pois entre setembro e novembro, período de procriação do aracnídeo, ele necessita de mais alimento, por isso aparece mais.  “São ações conjuntas, nas quais cada um tem uma parcela de responsabilidade e atuação. Por isso nos unimos (Secretarias) para desencadear esse projeto”, explica Silvia Forti Storti, Secretária de Saúde.

escorpiao

Nesta varredura também serão eliminados possíveis criadouros de dengue. “No primeiro momento nós vamos trabalhar não só o escorpião, mas a dengue também. Vamos fazer uma varredura no município, iniciando pelo Jardim Santa Ifigênia, depois vamos caminhando para os outros bairros, até que consigamos fechar todo o município”, explicou Silvia Forti.

De acordo com Luís Carlos Benites Biagi, Secretário de Obras, Engenharia e Serviços, toda estrutura já está montada para colocar o projeto em prática. “Já montamos as equipes de trabalho para dar início a esse projeto. Serão caminhões, máquinas e colaboradores unidos para essa força-tarefa de combater o escorpião”, disse o secretário.

veneno

José Augusto Gianoto, arquiteto da Secretaria de Obras, Engenharia e Serviços, orienta para que a população coloque os entulhos a partir da manhã de segunda-feira, dia 23. “Vamos começar a recolher os materiais a partir das 8h. Todos os tipos de inservíveis serão recolhidos como entulhos, móveis e tudo que servir de alojamento para o escorpião, além de recipientes que acumulam água para evitar novos casos de dengue. Também será realizada a coleta de galhos, no sentido de fazer uma varredura geral”.

img_69793_20140108

Os agentes de controle de endemias, da Secretaria de Saúde, estarão juntos durante a realização da varredura e, caso algum animal seja encontrado, será recolhido pelos agentes devidamente equipados com os equipamentos de proteção individual (EPI).

dedetizacao-escorpiao-4Outras ações também serão realizadas durante a operação. Uma delas é a limpeza, prospecção e lavagem de bocas de lobo e equipamentos que fazem parte do sistema de drenagem de águas pluviais. E a outra é a limpeza de PV’s (Pontos de Verificação) que compõem o sistema de esgoto doméstico, a fim de maximizar a eficiência do combate ao escorpião.

“É importante enfatizar a população que com todas essas ações realizadas paralelamente, ocorrerá um aumento momentâneo no aparecimento dos escorpiões. Portanto os cuidados devem ser redobrados. Importante salientar que os ralos devem ser devidamente fechados, pois com a limpeza da rede de esgoto, eles podem sair pelos ralos”, orienta Maria Carolina Mirandola, Diretora da Divisão de Vigilância em Saúde.

A Secretaria de Obras, Engenharia e Serviços orienta ainda para que não sejam efetuadas podas nas árvores do setor 4, de acordo no cronograma de Cata Galhos, pois agora a força-tarefa é para combater os escorpiões.

Confira o cronograma da varredura e coloque os entulhos na calçada sempre a partir das 8h do primeiro dia da coleta.

23 e 24 de novembro

Jardim Santa Ifigênia, Jardim Boa Esperança, Jardim Miessa, Jardim São Francisco 1 e 2, Jardim Carteville, Conjunto Habitacional Alfredo Zucca (Cohab IV) e Conjunto Habitacional Augusto Zangirolami (Cohab IV).

25 e 26 de novembro

Jardim Cecap, Jardim Luiza, Distrito Industrial I e II, Jardim Alvorada, Jardim Campo Belo, Jardim Santa Fé, Jardim Cizoto, Jardim Paulista e Jardim São Domingos.

27, 28, 29 e 30 de novembro

Residencial e Recanto Harmonia, Village Morada Verde, Residencial Viva Olímpia, Jardim Leonor (lado Menina FM) e Jardim Menina Moça I e II (lado Menina FM).

1 e 2 de dezembro

Conjunto Habitacional Antônio José Trindade (Cohab I), Conjunto Habitacional Luiz Zuca (Cohab II), Conjunto Habitacional Esperândio Cristófolo (CDHU II), Jardim Menina Moça I e II (lado dos prédios), Jardim Leonor (lado dos prédios), Vitório Parolim, Residencial Donna Bella, Vila Hípica, Jardim Universitário e Jardim Blanco e Quinta das Aroeiras.

3 e 4 de dezembro

Centro I e II (Patrimônio São João Batista).

7 e 8 de dezembro

Vila Mouco, Vila Raia, Vila Santa Therezinha, Jardim Garcez, CDHU I, São José, Conjunto Habitacional Hélio Cazarini (Cohab III), Vila Nova, Jardim Centenário e Jardim dos Laranjais.

9 e 10 de dezembro

Vila Rodrigues, Jardim Toledo, Vila Ferreira, Vila Maria, Vila Santa Júlia, Vila Di Marco, Jardim Santa Rita, Vila Gonçalves, Jardim Tropical I, Jardim Silva Melo, Vila Borges, Jardim Nova Eliza, Jardim Nova Santa Rita, Parque das Américas, Vila Santa Genoveva, Vila Gameiro, Vila Rizatti e Jardim Santa Eliza.

11 de dezembro

Residencial Thermas Park, Residencial Jardim Tênis Clube e Residencial Veridiana.

14, 15 e 16 de dezembro

Jardim Glória, Jardim Álvaro Brito, Jardim Tropical II, Vivenda Cote Gil e Alto Cote Gil.

1 COMENTÁRIO