Com intuito de prevenir quedas e auxiliar os idosos a como proceder em caso de acidentes, a secretaria de Saúde, em uma ação conjunta com a secretaria de Assistência Social da Estância Turística de Olímpia, desenvolveu na última sexta-feira, 29, no Centro de Referência do Idoso (CRI), a palestra “Trabalho de Prevenção de Quedas”, em comemoração ao Dia Internacional de Prevenção à Queda do Idoso (24 de junho).

No encontro, o fisioterapeuta Murilo Leonardo Franceschini orientou 50 idosos sobre como agir no dia-a-dia para evitar quedas que podem provocar sérias lesões. Além disso, os presentes realizaram alongamentos e receberam técnicas de como proceder em caso de queda.

A equipe de profissionais do CRI realiza de segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 7h da manhã, atividades físicas com os idosos, promovendo o fortalecimento e estimulando a prática de exercícios. As atividades envolvem práticas motoras com movimentos que facilitam o equilíbrio e favorecem o aumento da mobilidade.

Além das orientações, os idosos, de forma voluntária, organizaram uma confraternização junina, com comidas típicas e muita dança. Na oportunidade, os presentes foram agraciados com lembrancinhas doadas pela senhora Denir Salmazo Ferraz e orientações impressas sobre como evitar as quedas.

Para o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o encontro realizado no CRI demonstra a humanização da Saúde e como ações podem melhorar a qualidade de vida. “Os idosos participam de atividades e são orientados por uma equipe multidisciplinar, que está sempre atualizada para melhorar o atendimento. Quero agradecer o empenho de todos que organizaram esta palestra, que motivam os idosos a se exercitarem. Também agradeço o trabalho da secretária Cristina Reale e toda a Assistência Social, que não medem esforços para oferecer melhor qualidade de vida para os idosos olimpienses”, destaca Marcos.

Os idosos interessados em participar das atividades de alongamento e fortalecimento realizadas no CRI devem procurar a unidade durante os horários das aulas para conhecerem as atividades e começarem a se exercitarem. Em caso de dúvidas, a Saúde orienta que o morador entre em contato pelo telefone (17) 3281-8890.