A Secretaria de Saúde de Olímpia informa que, de acordo com o Ofício Circular Nº 06/2015–DEVIT/SVS/MS do Ministério da Saúde (Secretaria de Vigilância em Saúde – Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis), não tem prazo definido para receber as doses da vacina antirrábica canina/felina. O motivo alegado é que o Estado de São Paulo não se enquadra nos critérios de risco epidemiológico prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

nao-tem-vacinaO município de Olímpia possui, atualmente, uma população canina estimada em 10.122 animais, e felina em 1.203. Nos meses de setembro e outubro, o município realizou a vacinação de animais que estão localizados na zona rural, utilizando as vacinas remanescentes do ano passado.

A zona rural foi escolhida por apresentar maior risco de contaminação e também por possuir um quantitativo menor de animais, sendo compatível com as doses remanescentes. Até o momento, 1.759 animais já foram vacinados, sendo 1.527 cães e 232 gatos.

Conforme consta no documento, “as vacinas serão entregues para os Estados de acordo com critérios de risco epidemiológico, mantendo prioridade para estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva, ou seja, casos notificados de raiva humana, canina ou felina, áreas de difícil acesso na região amazônica e áreas de fronteiras com a Bolívia e Paraguai”.

Os Estados que estão em caráter prioritário são: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Acre, Amazônia, Roraima e Amapá.

No Ofício Circular GVE XIV Nº 185/2015, o Ministério da Saúde explica que ainda não há previsão de distribuição de vacinas pelo Ministério para a realização das campanhas de vacinação contra raiva em cães e gatos para as cidades que realizaram a programação para os meses de novembro, dezembro e o primeiro trimestre de 2016. Mediante isto, a Secretaria Municipal de Saúde acredita que a campanha será realizada apenas no próximo ano.

A Secretaria de Saúde aguarda uma posição do Ministério da Saúde sobre a liberação das vacinas.

Assim que houver uma definição de datas, será feito o planejamento e realização da campanha com ampla divulgação.