Com o intuito de melhor atender os usuários da rede municipal de saúde e oferecer comodidade e praticidade, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia intensificou o cadastramento dos moradores da zona rural de Ribeiro dos Santos e Baguaçu para receber visitas dos agentes comunitários e atendimento médico.

Iniciado em 2017, o cronograma de visitas atende 161 famílias, sendo 98 em Ribeiro dos Santos e 63 em Baguaçu, que são acompanhadas nas propriedades localizadas no perímetro dos dois distritos, atendidas pelas unidades “Dr. Gilberto Vicente Mora” (Baguaçu) e “Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho” (Ribeiro dos Santos). A visita é uma ação adotada pela Atenção Básica e desenvolvida pelas Unidades Básicas de Saúde da Família para ampliar os atendimentos e evitar que pacientes fiquem desprovidos de assistência médica.

O procedimento da visita consiste em orientar os moradores sobre as campanhas, as vacinas, analisar os cuidados que os moradores possuem com a saúde e, quando necessário, solicitar a presença de um médico, enfermeiro ou dentista na residência. Além disso, durante as visitas, caso seja constatado algo que necessite de maiores procedimentos, o paciente é levado para a UBS para ser avaliado.

A visita tem caráter de busca ativa das famílias localizadas em áreas rurais, realizando imediatamente o cadastro dos moradores.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Lima, ao adotar estratégias na Atenção Básica, é possível oferecer aos usuários mais possibilidades de tratamento e um acompanhamento mais humanizado.

“É importante os moradores rurais se cadastrarem. Com esta ação, estamos encontrando pacientes que precisam de tratamento e acabam não procurando as unidades. Nossa meta é dar mais qualidade de vida e tornar mais fácil os procedimentos médicos”, salienta Sandra.