Da Redação — Os chamados ‘grupos de risco’ podem tomar a vacina H1N1 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou ‘Postão’ (ARE), em Olímpia. As doses são limitadas, devem acabar ainda hoje, dependendo da demanda.

Os grupos de risco são idosos de 60 anos para mais, gestantes, mulheres que tiveram filhos com até 45 dias, e crianças de seis meses a quase cinco anos.

Os portadores de doenças crônicas serão vacinadas numa etapa seguinte.

TIRA DÚVIDAS

– Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Uma média de 2 a 3 semanas.

– Quem está com febre pode tomar a vacina? E quem está tomando antibiótico?
Recomenda-se que as pessoas com febre aguardem a resolução do processo para receber a vacina. Quem está tomando antibiótico deve conversar com seu médico e seguir as orientações específicas para cada um.

– Quais as contraindicações para a vacina?
As pessoas com alergia comprovada e importante ao ovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico.

– Vacina da gripe dá gripe?
NÃO. A vacina é composta por fragmentos dos vírus ou por vírus mortos e por isso não dá gripe. Ocorre que como a vacina é aplicada numa época em que há muitos vírus circulando, as pessoas ficam mesmo mais gripadas. Mas certamente por outros vírus que não os contidos na vacina.

– Quais os principais efeitos colaterais da vacina?
Esta vacina em geral não dá sintomas de desconforto depois. As reações são bastante individuais. Algumas pessoas podem apresentar febre, mal estar e um pouco de dor no local da aplicação.

– Quais outros cuidados que podemos tomar para evitar a gripe?
Nunca é demais lembrar:
1. Lave as mãos com frequência. Superfícies como maçanetas de porta, por exemplo, podem estar contaminadas e as mãos levam os vírus para as mucosas da boca ou dos olhos da pessoa susceptível. Gripe passa, sim, pelas mãos.
2. Ventile os ambientes. Se estiver em transporte público, ônibus, trem ou metrô, abra as janelas. Vale mais sentir frio do que pegar gripe. Lave as mãos assim que chegar em casa.
3. Evite coçar os olhos ou colocar as mãos na boca. Lave as mãos com frequência.
4. Quando tossir, tape a boca com o antebraço e não com as mãos. Lave as mãos com frequência.
5. Tome mais água que o habitual, coma saudável, durma bem e pratique esportes! Mais importante: lave sempre as mãos!