A ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, uma das maiores obras de saneamento da história da Estância Turística de Olímpia, está entrando na fase final de construção. No total, 80% da obra já foram concluídas. A previsão é de que a construção civil e instalação dos equipamentos finalizem no mês de julho.

No local, a ETC – Empreendimentos, Tecnologia e Construção Ltda., empresa responsável pelos trabalhos, está executando as obras de galerias para captação de água de chuva, asfaltamento das ruas, aplicação de concreto em um dos reatores, recuperação da parte interna dos reatores e filtros e preparando para impermeabilização. Os equipamentos também já começaram a chegar e serão instalados a partir de maio.

O objetivo da obra é implantar infraestrutura para o tratamento da totalidade de esgoto da cidade. Após sua conclusão, a Estação de Tratamento de Esgoto será suficiente para atender toda população. Hoje, o município conta com a Estação Compacta de Tratamento de Esgoto “Córrego dos Pretos”, localizada no Jardim Santa Fé, que trata apenas 22,8% do esgoto da cidade.

A obra contempla ainda a construção de um emissário, que tem 2.500 metros e é interligado até a ETE. Para chegar até a estação, o emissário atravessou a Rodovia Assis Chateaubriand, mas de forma não destrutiva, ou seja, a tubulação cruzou por baixo da rodovia. O emissário foi implantado no prolongamento da Avenida Benatti.

A Estação de Tratamento de Esgoto, que começou em 2011 e estava paralisada desde 2014, faz parte do Programa Água Limpa, do Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica. Em janeiro de 2018, depois de muito trabalho do prefeito Fernando Cunha, o município assinou um aditamento ao convênio que liberou mais de R$ 16,5 milhões em recursos estaduais para a retomada das obras.

“O tratamento do esgoto é uma necessidade urgente em nosso município. Olímpia nunca teve esgoto tratado adequadamente e, até hoje, é jogado no rio como era 116 anos atrás. O rio não suporta mais, temos que resolver isso. Com a conclusão da ETE, teremos o esgoto tratado, a partir do meio do ano”, afirmou o prefeito.