Nesta sexta-feira e sábado, dias 9 e 10 de março, o Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto recebe o Feirão Digital, realizado pela Seja Digital. A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital.

No evento, além de encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis, a população poderá tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV com os promotores da Seja Digital.

O feirão acontecerá nas lojas do shopping, como Magazine Luiza, Americanas, Ponto Frio, Kalunga e Multicoisas.

Em São José do Rio Preto e outros 20 municípios da região (Adolfo, Altair, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Palestina, Potirendaba, Sales e Ubarana), o sinal analógico de TV será desligado no dia 28 de março, e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.

Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

Ao contrário do que divulgamos, Olímpia não está inclusa nessa programação do dia 28 deste mês, e sim 28 de novembro, mas não é motivo para deixar para cima da hora a aquisição do aparelho.

Em 28 de novembro de 2918, uma quarta-feira, serão desligados os sinais analógicos nas seguintes cidades: ALTO ALEGRE, ÁLVARES FLORENCE, AMÉRICO DE CAMPOS, ANDRADINA, APARECIDA D’OESTE, ARAÇATUBA, ARIRANHA, ASPÁSIA, AURIFLAMA, BARBOSA, BENTO DE ABREU, BILAC, BIRIGUI, BRAÚNA, BREJO ALEGRE, BURITAMA, CAJOBI, CARDOSO, CASTILHO, CATANDUVA, CATIGUÁ, CLEMENTINA, COROADOS, COSMORAMA, DIRCE REIS, DOLCINÓPOLIS, ELISIÁRIO, EMBAÚBA, ESTRELA D’OESTE, FERNANDÓPOLIS, FLOREAL, GABRIEL MONTEIRO, GASTÃO VIDIGAL, GENERAL SALGADO, GLICÉRIO, GUARAÇAÍ, GUARACI, GUARANI D’OESTE, GUARARAPES, GUZOLÂNDIA, IBIRÁ, ICÉM, ILHA SOLTEIRA, INDIAPORÃ, IRAPUÃ, ITAJOBI, ITAPURA, JALES, LAVÍNIA, LOURDES, LUIZIÂNIA, MACAUBAL, MACEDÔNIA, MAGDA, MARAPOAMA, MARINÓPOLIS, MERIDIANO, MESÓPOLIS, MIRA ESTRELA, MIRANDÓPOLIS, MONÇÕES, MONTE APRAZÍVEL, MURUTINGA DO SUL, NHANDEARA, NIPOÃ, NOVA CANAÃ PAULISTA, NOVA CASTILHO, NOVA INDEPENDÊNCIA, NOVA LUZITÂNIA, NOVAIS, NOVO HORIZONTE, OLÍMPIA, ORINDIÚVA, OUROESTE, PALMARES PAULISTA, PALMEIRA D’OESTE, PARAÍSO, PARANAPUÃ, PARISI, PAULO DE FARIA, PEDRANÓPOLIS, PENÁPOLIS, PEREIRA BARRETO, PIACATU, PINDORAMA, PLANALTO, POLONI, PONTALINDA, PONTES GESTAL, POPULINA, RIOLÂNDIA, RUBIÁCEA, RUBINÉIA, SANTA ADÉLIA, SANTA ALBERTINA, SANTA CLARA D’OESTE, SANTA FÉ DO SUL, SANTA RITA D’OESTE, SANTA SALETE, SANTANA DA PONTE PENSA, SANTO ANTÔNIO DO ARACANGUÁ, SANTÓPOLIS DO AGUAPEÍ, SÃO FRANCISCO, SÃO JOÃO DAS DUAS PONTES, SÃO JOÃO DE IRACEMA, SEBASTIANÓPOLIS DO SUL, SEVERÍNIA, SUD MENNUCCI, SUZANÁPOLIS, TABAPUÃ, TANABI, TRÊS FRONTEIRAS, TURIÚBA, TURMALINA, UCHÔA, UNIÃO PAULISTA, URÂNIA, URUPÊS, VALENTIM GENTIL, VALPARAÍSO, VITÓRIA BRASIL, VOTUPORANGA E ZACARIAS.

Serviço:

Feirão Digital

Local: Iguatemi Rio Preto

Data: 9 e 10/03

Horário: das 10h às 22h

 Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.