O Tiro de Guerra de Olímpia 02-025 realizou nesta segunda-feira, 19 de novembro, uma solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira. O evento teve início ao meio dia, respeitando a Lei Federal Nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, e foi comandado pelo subtenente Cláudio César Marti, chefe de instrução do TG de Olímpia.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Fernando Cunha, que também é diretor do TG, o vereador José Elias Morais (Zé das Pedras), o Sargento Marcelo, representante do Corpo de Bombeiros de Olímpia, o 1º Tenente Parise, da Polícia Militar de Olímpia, subtenente Augusto e alunos e professores da Escola Estadual Dona Anita Costa.

A abertura do evento foi realizada com a entrada da Bandeira Nacional no pátio de formatura. Em seguida, a tropa foi apresentada e foi realizado o Hasteamento das Bandeiras, sendo a Nacional conduzida pelo subtenente Marti, a do Estado de São Paulo pelo 1º Tenente Parise e a bandeira do município pelo prefeito Fernando Cunha.

Em continuidade à solenidade, foi feita a leitura da ordem do dia do Comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, a incineração das bandeiras inservíveis, a execução do Hino à Bandeira e entrega de novas bandeiras para a Escola Estadual Dona Anita Costa.

No uso da palavra, o subtenente Marti agradeceu a presença das autoridades e explicou sobre a comemoração. “Essa solenidade é prevista em Lei Federal como o dia reservado para o Dia da Bandeira, em homenagem a esse símbolo máximo da nossa Pátria, a nossa Bandeira, que foi instituída quatro dias após a Proclamação da República. É o único dia em que o hasteamento é feito ao meio dia. Nós fizemos essa incineração como simbologia, porque nossa bandeira não pode ser descartada de qualquer forma. Em todos os quartéis esse cerimonial é realizado para mostrar o nosso respeito, nosso amor e patriotismo, que são valores que tenho certeza que os atiradores sempre irão se lembrar e respeitar. Lembro também que o símbolo nunca será maior e mais importante que o nosso povo porque, para o Exército, o povo brasileiro é o mais importante. Nossa gente está acima de qualquer símbolo, porque o que adianta termos um símbolo se não tivermos o povo”, disse o subtenente.

O prefeito Fernando Cunha falou sobre a importância da Bandeira Nacional. “Junto com Hino e com o brasão, a Bandeira Nacional é o símbolo da nossa Nação. Temos que reverenciar a nossa bandeira que representa um símbolo que deverá estar sempre acima de todos nós e tremulando, mostrando para o mundo que aqui nós temos uma nação unida, uma federação unida”, afirmou o prefeito.

Para encerrar a solenidade, foi realizado o desfile da tropa no pátio de formatura, ao som da fanfarra do Tiro de Guerra de Olímpia.