A Prefeitura de Olímpia  e a sua Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, realizaram reunião para discutir a constituição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O encontro foi comandado pelo secretário Sargento Tarcísio Aguiar.

A Prefeitura precisa criar, anda, o Conselho Municipal de Proteção Animal, conforme determinação da promotora Sylvia Luíza, em Inquérito Civil aberto recentemente, mas ainda não há informações sobre esse assunto, apesar da insistência do Diário junto ao setor de imprensa oficial.

Na abertura da reunião, o secretário Sargento Tarcísio falou sobre a importância do efetivo funcionamento do Conselho Municipal, inclusive tendo em vista dentro de suas competências, elaborar anualmente o Plano Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e acompanhar a execução. “Vamos contar com a participação de todos os membros de forma ativa para conseguirmos alcançar os objetivos do conselho, que em muito agregará ao trabalho da Secretaria de Agricultura e a municipalidade, em especial, assessorando o Poder Executivo em matérias relacionadas ao setor agropecuário”, explicou o secretário Tarcísio.

Ao conselho compete estabelecer diretrizes para a política agrícola municipal; promover a integração dos vários segmentos do setor agrícola, vinculados à produção, comercialização, armazenamento, industrialização e transporte; elaborar, anualmente, o Plano Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e acompanhar a sua execução; manter intercâmbio com os conselhos similares, visando o encaminhamento de reivindicações de interesse comum e assessorar o Poder Executivo em matérias relacionadas à agropecuária e ao Abastecimento Alimentar.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, ao ser elaborado, deverá abranger as atividades de assistência técnica, construções, reformas e serviços necessários à melhoria da infraestrutura municipal, de apoio ao agropecuário e ao abastecimento.

Foram convidados para participar do conselho representantes de diversos setores, entidades e associações como Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Escritório de Desenvolvimento Rural de Barretos, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil S/A, Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos, Associação de Produtores Rurais do Bairro Capituva, Associação dos Fornecedores de Cana de Olímpia – OLICANA, entre outras entidades.

Na próxima reunião, agendada para o dia 24 de outubro, será realizada a eleição para a diretoria do novo conselho. O mandato dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural será de dois anos.