O 10º Festival Internacional de Folclore de Olímpia iniciou suas atividades na noite de sábado (14), realizado pelo GODAP – Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça”, com apoio da Prefeitura de Olímpia.

DSC_1102
Público presente no primeiro dia, sábado

Antes da abertura oficial, o Projeto Guri – Polo Rio Preto, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, se apresentou. O programa sociocultural oferece nos períodos de contra turno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

guri
Projeto Guri

O músico olimpiense Wadão Marques apresentou a música “Festa de Quintal”, tema do 52º Festival de Folclore, que em agosto de 2016 homenageará o Estado do Espirito Santo. Em seguida, para solenidade a Coordenadora Cidinha Manzolli recepcionou no palco principal o Secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Caio Longhi representando a prefeitura, bem como os membros da comissão organizadora e os integrantes dos cinco grupos que participam do FIFOL.

caio-fifol
Secretário de Cultura Caio Longhi

“Aprendi desde criança a amar o folclore e a preservar suas tradições por influência da professora Cidinha Manzolli, além de espectador também vejo a importância do apoio do poder público para a realização de eventos como este. Assim agradeço ao Prefeito Geninho Zuliani pela confiança em mim depositada para dar continuidade na pasta que assumi e pelo total apoio dado do Festival”, disse Caio.

Na sequência a professora Cidinha Manzolli estendeu os agradecimentos a todas as empresas e hotéis que acreditam no festival como entretenimento cultural que faz Olímpia resgatar suas origens e manifestações folclóricas, bem como à parceria com a Prefeitura e a participação dos grupos, que são a atração principal da festa.

argentina
Compañia Coreográfica – Argentina

O anfitrião do festival, GODAP, iniciou as apresentações no palco com danças que elucidaram o panorama gaúcho do folclore brasileiro. Em seguida a Argentina, com a Compañia Coreográfica apresentou o tradicional tango e demais danças de seu país. Encerrando com o Grupo Nouvelle Époque do Canadá.

canada
Grupo Nouvelle Époque, do Canadá

No domingo, 15 de maio, pela manhã, os grupos participaram da Missa em Ação de Graças à 10ª edição do FIFOL. O Padre José Antonio destacou a celebração de Pentecostes. “Não por coincidência, mas por providência de Deus pudemos testemunhar um Pentecostes intenso onde, várias nações com suas línguas se entenderam no respeito à cultura, fé e religião de cada um. Foi muito emocionante a presença destes grupos na Festa da Unidade proporcionada pelo Espírito. Todos entenderam a linguagem única do amor, respeito e boa acolhida”, endossou.

DSC_1282
Missa em Ação de Graças no domingo

À noite, o Projeto Guri – Polo Severínia também se apresentou. Em seguida aconteceu o show do cantor paulistano Flávio Tris, realizado por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), com patrocínio da CPFL e parceria do Instituto CPFL, que recebeu total apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia.

FLavio-TRis-(1)
Flávio Tris se apresenta no palco do Fifol

E assim os cinco grupos apresentaram suas danças. GODAP, Psiloritis Folk Dancing Group of Chania – Grécia, Compañia Coreográfica Argentina – Argentina, Ballet Folclórico de Chile (BAFOCHI) – Chile, e Nouvelle Époque – Canadá encerrando a noite.

godap
Godap

Na segunda não há agenda para o palco, voltando às atividades normais na terça-feira. Veja programação sempre a partir das 20h30:

  • Terça – Ballet da Academia Physical – Olímpia e Ballet Folclórico de Chile (BAFOCHI) – Chile.
  • Quarta – Compañia Coreográfica – Argentina e Psiloritis Folk Dancing Group of Chania – Grécia.
  • Quinta – Ballet Folclórico de Chile (BAFOCHI) – Chile; Compañia Coreográfica – Argentina; Psiloritis Folk Dancing Group of Chania – Grécia; Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” GODAP e Nouvelle Époque – Canadá.
  • Sexta – Ballet Folclórico de Chile (BAFOCHI) – Chile; Compañia Coreográfica – Argentina; Psiloritis Folk Dancing Group of Chania – Grécia; Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” GODAP – Brasil; e Nouvelle Époque – Canadá.
  • Sábado – Ballet Folclórico de Chile (BAFOCHI) – Chile; Compañia Coreográfica Argentina – Argentina; Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” GODAP  e Nouvelle Époque – Canadá.
  • Domingo – Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” GODAP; Nouvelle Époque – Canadá e Show de encerramento do Festival com o Grupo Compañia Coreográfica Argentina.