O GODAP – Grupo de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça, de Olímpia, convidado para participar do Programa da Sabrina, da Rede Record de televisão, com a dança do bambu, que é típica de festas juninas, preservada pelo grupo desde o fim da década de 60.

Segundo Maria Aparecida de Araújo Manzolli (Foto), mais conhecida como Cidinha Manzolli, “é uma honra poder mostrar sua pesquisa a todo o Brasil, sem contar a grande oportunidade do GODAP de poder mostrar um pouco de seu trabalho e também de divulgar os Festivais do Folclore realizados em nossa cidade”.


O grupo convida a todos para assistirem o programa que vai ao ar neste sábado, dia 18 de junho de 2016, às 20h30min pela Rede Record.

A DANÇA DO BAMBU

A Dança do bambu foi pesquisada no interior do Estado de São Paulo pela Pesquisadora, Folclorista, Professora e Coordenadora do GODAP, Cidinha Manzolli


De origem indígena, foi dançada no Interior de São Paulo em festas juninas, de casamento e das colheitas, como símbolo de fertilidade e boa produção.

Esta dança exige preparo físico e rítmico dos participantes, sendo também considerada como dança de desafio entre os puladores e batedores.


O movimento de bambus e dançadores tem que ser coordenado com perfeição, uma falta de atenção em uma fração de segundo ou um pequeno erro no ritmo das batidas ou dos passos, poderá prender e machucar o pé do dançador ou mesmo ocasionar a sua queda.