A Comissão Organizadora do 52º Festival do Folclore de Olímpia, que será realizado entre os dias 6 a 14 de agosto, em Olímpia, confirmou, nesta sexta (17), mais quatro grupos.

De Mauá, Estado de São Paulo, o Grupo Samba Lenço, já tradicional nos festivais, volta a marcar presença. É um grupo folclórico com mais de 50 anos de atividades, de origem afro, vindo das áreas rurais, onde seus componentes dançam em louvor a São Benedito, sendo sua dança a única apresentada no país.

samba-lenco

De Minas Gerais, o Grêmio Cultural e Social Arraiá São Mateus, de Belo Horizonte, trará as quadrilhas juninas, retratando uma importante manifestação cultural brasileira.

arraia-sao-matheus

Do Paraná, o Grupo Universitário de Danças Parafolclóricas Fogança, que é desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura também confirmou presença em mais uma edição do Fefol. O grupo é coordenado pela professora Sueli Alves de Souza, responsável pelas pesquisas e coreografias. Busca preservar e difundir as danças e os folguedos brasileiros.

Foganca

E do Ceará, a Associação Cultural do Sítio Logradouro – Grupo Maria Bonita, representará seu Estado com as danças do nordeste brasileiro.

Além destes grupos, já confirmaram, do Estado de São Paulo, o Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo, da zona rural de Ribeirão Grande e Capão Bonito. De Minas Gerais, o Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás. Do Mato Grosso, o Grupo Parafolclórico Vitória Régia. Do Rio Grande do Sul, a Invernada Artística do Centro de Tradições Gaúchas Fagundes dos Reis. E do Espirito Santo, a Cia de Dança Andora, da UFES, também denominada Grupo Parafolclórico Andora, homenageado em 2016.

Segundo a Comissão, mais grupos do Espirito Santo aguardam confirmação, bem como de outros Estados.

“São inúmeras questões que precisam ser negociadas, como custos, afinal estamos num ano de crise, viabilização, apoios e a hospedagem em Olímpia, pois não podemos contar com todas as escolas estaduais. Assim, conforme forem efetivamente fechadas as participações iremos divulgando”, informou o Secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Caio Longhi.

O FESTIVAL

Completando seu Jubileu de Lírio no ano de 2016, o Fefol atinge sua 52ª edição homenageando o Estado do Espírito Santo, trazendo para o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” cerca de 30 grupos de todo país, além dos grupos olimpienses.

A Praça de Alimentação conta com diversas barracas com comércio de comidas típicas e as comidas folclóricas. O evento ainda possui estrutura de estacionamento, parque de diversões, comércio e venda de artesanatos regionais.

AS ATRAÇÕES

Durante todas as noites de 6 a 14 de agosto, a partir das 20 horas, são realizadas apresentações dos grupos participantes no palco principal no Recinto.

No domingo, 7 de agosto, às 10 horas, é celebrada a tradicional Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de São João Batista.

De segunda a sexta, 8 a 12 de agosto, são realizadas, a partir das 9 horas, a Gincana de Brinquedos Tradicionais e Infantis, e a partir das 14 horas, no Recinto, no Minifestival, apresentação dos projetos escolares municipais em integração com os grupos participantes do Fefol.

De segunda a sexta, 8 a 12 de agosto, também são feitas no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” integrações dos grupos com o público presente, sempre às 10 horas.

No espaço Vila Brasil, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Olímpia, temos uma vila com construções de cada Estado que foi homenageado pelo Fefol, com a Casa de Taipa, do Rio Grande do Norte, o Galpão Crioulo, do Rio Grande do Sul, a Casa do Caipira e o Curral, de São Paulo, bem como o Coreto e a Igreja dos Santos Reis Magos. Neste local são comercializados quitutes tradicionais da culinária caipira durante todo o dia, além do comércio de cachaça, temperos e apresentações de violeiros de Olímpia e região, com inicio às 19 horas.