O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” reabre suas portas na próxima segunda-feira, dia 5, em outro prédio histórico. Trata-se da antiga residência na Rua David de Oliveira, 92, cujo proprietário faz parte da história de Olímpia e inclusive dá nome à rua onde se encontra a edificação.
O prédio do antigo Museu, onde fica também a Maria Fumaça, passará por reforma e restauração.
“A sugestão da casa de David de Oliveira foi do próprio prefeito Fernando Cunha, porque esta casa está situada numa região histórica da cidade”, explica a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tina Riscali.

De acordo com a secretária, as mais de três mil peças que compõem o valioso acervo do Museu foram transferidas de local sob a orientação da arquiteta Rosely Seno, especialista em restauro e Diretora do Museu.

“Todo esse trabalho de transferência do acervo teve que ser minuciosamente estudado e embalado para que as peças não sofressem danos. No novo local, a disposição das peças que compõem o acervo foi dividida em dois grandes grupos para melhorar a compreensão dos visitantes: história de Olímpia e o Folclore, ainda com um espaço especial para o idealizador do Festival do Folclore, professor José Sant´anna”, disse a arquiteta.

Ainda segundo Rosely, o objetivo é oferecer segurança e melhor atender a população e os turistas que se encantam com o valor histórico do lugar.