O Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves” irá lançar na sexta-feira (6), às 19h, o Projeto Memória Viva. O evento contará a história do fundador do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, Benito Benatti. A cerimônia estava marcada para as 18h, mas foi adiada devido ao jogo da Seleção Brasileira.

O projeto tem como principal objetivo recolher depoimentos sobre fatos, pessoas e acontecimentos na perspectiva de reunir elementos da história não escrita, por meio de entrevistas que visam contar histórias e experiências, ressaltar o valor da vida das pessoas e o significado de suas histórias pessoais na composição de um acervo de memórias e histórias da sociedade e da cidade.

O lançamento do projeto será realizado na Câmara Municipal, na presença de autoridades, familiares, amigos e convidados. O evento é aberto ao público. Todo material apresentado será catalogado e inserido como documentação histórica no Arquivo Público Municipal.

O Arquivo Público Municipal, gerido pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Administração, atua como fonte de informações, sendo a peça-chave para a melhoria da boa governança, atendimento das demandas relacionadas à cidadania, informações sobre os atos governamentais, andamento e solução de questões administrativas, econômicas e jurídicas, bem como informações sobre saúde, educação, meio ambiente, raízes históricas do município, festas e costumes regionais, folclore e investimentos no município.

“O Projeto Memória Viva nasce com a proposta de homenagear famílias que contribuíram e marcaram a história e o progresso de Olímpia e, nada mais justo, do que sua primeira edição ser marcada pela presença ilustre do senhor Benito Benatti, homem de características ímpares, precursor do turismo em nossa cidade e grande responsável pelo desenvolvimento que vivenciamos hoje. Será uma oportunidade mútua de poder compartilhar sua história e ao mesmo tempo homenageá-lo”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

HISTÓRICO

Benito Benatti é filho, irmão, companheiro, tio, avô, bisavô e empresário carinhoso sempre presente na vida de todos os seus familiares.

A relevância do cidadão Benito remete ao exemplo de luta e coragem, características de um homem realizador, cuja maneira peculiar de lidar com o sucesso sem perder a humildade é sua maior virtude.

Nos primórdios, de maneira domiciliar, deu vazão a sua criatividade e ao seu lado empresarial que já fluía. Posteriormente, desenvolveu peças e equipamentos para o setor automobilístico e, assim, o homem visionário, criativo, lutador, reconhecido como um gênio, elevou Olímpia ao topo, tornando a cidade reconhecida nacionalmente como Estância Turística a partir da construção do Clube Thermas dos Laranjais, considerado hoje o 3º parque aquático mais visitado do mundo.

Sua visão empreendedora de mundo, frontalidade e coragem empresarial e cidadão preocupado com o progresso da cidade são marcas indiscutíveis. Sempre incansável, continuou atuando no desenvolvimento, buscando novos horizontes para todos os olimpienses. O homem, que fez de seus sonhos a transformação da realidade de Olímpia, é a expressão máxima da admiração pelos seus feitos.

E este homem simples, que dedicou toda a sua vida a projetos para melhorar a qualidade de vida da população, teve sempre estas características, perseguindo incessantemente as metas planejadas.