Com o intuito de incentivar as manifestações folclóricas da Estância Turística de Olímpia, o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” sediará, a partir desta sexta-feira, dia 23 de março, o novo projeto “Museu Vivo”.

A proposta é realizar apresentações dos grupos folclóricos da cidade, além de uma exposição, montada pelos participantes, contendo todos os elementos usados por cada dança e grupo folclórico. A atividade será desenvolvida uma vez por mês, até julho deste ano.

Na abertura do projeto, nesta sexta, haverá a Dança de São Gonçalo, a partir das 20 horas, na nova sede do Museu, que fica na Rua David de Oliveira, nº 89 – Centro. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

“Com esse projeto o Museu ganhará cor, movimento e som com a presença das folias de reis, congada de fitas, terno de Moçambique e catira. Além de apresentações de danças, os dirigentes dos grupos folclóricos vão explicar sobre a cultura de cada um, contar suas histórias, relatar suas tradições e ainda explicar todos os paramentos, vestimentas e símbolos utilizados durante as manifestações folclóricas”, explicou a secretária Tina Riscali.

De acordo com o chefe do setor de Projetos e Atividades Culturais do município, Célio José Franzin, o “Museu Vivo” terá a participação de cinco grupos folclóricos, que se apresentarão uma vez por mês, sempre a partir das 20 horas.

Clique na imagem de capa para conferir toda a programação.