O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” foi sede na última sexta-feira, 18 de maio, da Semana Nacional de Museus. Em sua 16ª edição, a temporada cultural foi promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Neste ano, 1.130 museus de todo o país ofereceram ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, apresentações e exibição de filmes, entre eles o Museu da Estância Turística de Olímpia.

Na sexta-feira, o público que visitou o Museu prestigiou a apresentação do Grupo Folclórico de Raiz: Os Catireiros de Olímpia – Grupo de Catira de Nossa Senhora e, em seguida, encerrando a noite, a apresentação da dupla de violeiros, Márcio e Marcílio.

Os grupos de terceira idade marcaram presença no evento e se divertiram com as atrações. Além disso, visitaram o acervo do Museu, que conta a história da cidade e do folclore. Também estiveram presentes a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tina Riscali, que na ocasião representou o prefeito Fernando Cunha; o diretor de Cultura, Charles Amaral; e a coordenadora do Museu, Rosely Seno.

Com o tema “Museu Hiperconectados”, a semana trouxe para o público uma nova proposta, chamar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM – Comitê Internacional de Museus. O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando o público visitante.

A ação foi uma parceria da Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, que sempre valoriza a cultura da cidade e oferece novas opções de lazer.