A 5ª edição do Encontro Cana Substantivo Feminino, evento que ocorre em Ribeirão Preto no dia 10 de março, terá a participação de Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa da Tereos, Grupo controlador da Guarani, durante o painel “O sucroenergético sob a ótica feminina – como e onde melhorar – da agrícola ao mercado externo”.

O evento foi criado para homenagear as mulheres que contribuem para a evolução do setor, além de ser um espaço de debate entre profissionais de ambos os sexos. Um dos objetivos impulsionar o crescimento da participação feminina na agroindústria canavieira unindo as diferenças e, com isso, favorecendo o desenvolvimento do setor e a melhoria no ambiente de trabalho.

Béatrice é franco-brasileira e possui mais de 15 anos de experiência na área de comunicação, marketing, responsabilidade social e sustentabilidade. Já atuou em empresas internacionais no ramo de gestão de resíduos, água e energia, químico, financeiro e telecomunicações tais como Veolia, Orange e Coface. Graduada em Administração de Empresas pela Novancia Paris e possui MBA de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Comunicação Corporativa pela ISC Paris Business School.

Na Tereos, ela é responsável pela estratégia de comunicação de sete unidades industriais localizadas no interior do Estado de São Paulo. A gerente explica que seu trabalho consiste em implementar e fortalecer a imagem institucional, alinhada à missão da empresa, bem como aumentar o valor da marca, informar e dialogar ativamente com os seus públicos-alvo, inclusive no papel de ouvidor.

“O setor sucroenergético é um dos mais importantes do país, contribuindo efetivamente para a economia e gerando milhares de empregos. No evento, nosso foco será discutir a igualdade de gêneros no mercado de trabalho e como podemos contribuir para isso”, explica Béatrice.

Sobre a Guarani

A Guarani é uma das empresas líderes do setor de cana-de-açúcar do Brasil e destaca-se como o 2° maior grupo produtor de açúcar na região Centro Sul do Brasil. Possui oito unidades industriais, sendo sete no Brasil, na região noroeste do Estado de São Paulo, e uma unidade em Moçambique. Na safra 2014/15, a Companhia processou 20,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produziu 1,5 milhão de toneladas de açúcar, 790 milhões de litros de etanol e 1000 GWh de energia para comercialização.

A Guarani é parte do Grupo Tereos, terceiro maior produtor de açúcar do mundo. Em abril de 2010, a Tereos Internacional e a Petrobras Biocombustível estabeleceram uma parceria estratégica e de longo prazo para consolidar a Guarani como um dos principais atores do setor sucroenergético.

Sobre o Grupo Tereos

A Tereos, 3º  maior grupo de açúcar do mundo (2º na Europa e 3º no Brasil), é especializada na transformação de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. O Grupo tem também posições de liderança nos mercados de álcool (primeiro na Europa) e amido (terceiro na Europa). A companhia possui 43 unidades industriais e emprega 24.000 pessoas em quatro continentes. Em 2014/15, registrou 4,3 bilhões de euros em receitas. Como grupo cooperativo, a Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e atua com uma visão de longo prazo: a adição de valor às matérias-primas agrícolas, contribuindo para o fornecimento de alimentos de qualidade.