A Guarani, empresa do Grupo Tereos, foi premiada em 24 de outubro, como uma das melhores empresas brasileiras na gestão de pessoas. Capacitar os colaboradores e apostar na tecnologia para otimizar os processos são as prioridades das 35 eleitas pela revista “Valor Carreira”, publicação do jornal Valor Econômico.

A empresa, que possui sete unidades industriais no interior de São Paulo, foi apontada na categoria 7 mil a 17 mil funcionários. Para atravessar o período de crise e o cenário turbulento de 2016, a Guarani apostou em metas claras e comunicação de forma eficiente com os funcionários.

A companhia tem realizado trabalho intenso de boas práticas de governança, onde excelência, accountability e agilidade são diretrizes praticadas em todos os setores. Essas fatores são responsáveis por levar a companhia a ser uma das mais bem avaliadas pelos próprios funcionários na pesquisa da Valor Carreira. 

De acordo com Carlos Leston, superintendente de Recursos Humanos da Guarani, a empresa busca oferecer oportunidades de carreira aos colaboradores e benefícios que atendam as expectativas e sejam diferenciais em suas vidas e na de suas famílias, como a participação nos lucros, programa de bolsas de estudos, auxílio creche, auxílio material escolar, auxílio ótica, transporte seguro, treinamentos específicos de acordo com a área de atuação, incentivo à leitura, programa de cargos e salários e projetos de incentivo à saúde e segurança do trabalhador.

“Outro fator fundamental é que divulgamos de forma clara os nossos indicadores e os pilares que são utilizados para que cada um deles sejam alcançados. Temos uma relação de proximidade com os nossos colaboradores, o que permite que eles valorizem a responsabilização e tenham orgulho de fazer parte deste time”, salienta Leston.

Sobre a Guarani

A Guarani é uma das empresas líderes do setor de cana-de-açúcar do Brasil e destaca-se como o 3° maior grupo produtor de açúcar do Brasil. Possui oito unidades industriais, sendo sete no Brasil, na região noroeste do Estado de São Paulo, e uma unidade em Moçambique. Na safra 2015/16, a Companhia processou no Brasil 19,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produziu 1,4 milhão de toneladas de açúcar, 650 milhões de litros de etanol e 1020 GWh de energia para comercialização.

A Guarani é parte do Grupo Tereos. Em abril de 2010, a Tereos Internacional e a Petrobras Biocombustível estabeleceram uma parceria estratégica e de longo prazo para consolidar a Guarani como um dos principais atores do setor sucroenergético.

Sobre a Tereos

A Tereos, 3º maior grupo de açúcar do mundo (2º na Europa e 3º no Brasil), é especializada na transformação de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. O Grupo tem também posições de liderança nos mercados de álcool (primeiro na Europa) e amido (terceiro na Europa). A companhia possui 43 unidades industriais e emprega 24.000 pessoas em quatro continentes. Em 2014/15, registrou 4,3 bilhões de euros em receitas. Como grupo cooperativo, a Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e atua com uma visão de longo prazo: a adição de valor às matérias-primas agrícolas, contribuindo para o fornecimento de alimentos de qualidade.