A Tereos Açúcar e Energia Brasil ficou em segundo lugar no ranking “As Melhores na Gestão de Pessoas 2017” (categoria de 7001 a 17.000 funcionários) de prêmio concedido pelo principal jornal de economia brasileiro, o Valor Econômico, por meio de sua revista Valor Carreira. A premiação aconteceu na noite de terça-feira (24), na Casa Bisutti, em São Paulo (SP).

O prêmio é um reconhecimento às empresas com melhores resultados na gestão de pessoas. O destaque reconhecido pela equipe que faz a avaliação dos questionários, respondidos pelos funcionários das empresas, foi o fato de que a Tereos desenvolve líderes desde a linha de produção. “A ideia é garantir autonomia necessária para que a equipe resolva o que for preciso”, comentou o editor-executivo Pedro Cafardo, que anunciou os vencedores nesta categoria.

Rui Carvalho (foto abaixo), gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Tereos, subiu ao palco para receber o prêmio concedido à empresa. É a segunda vez que o grupo Tereos participa da premiação Valor Carreira. No ano passado, a empresa classificou-se entre as 35 melhores do ranking, ocupando o 5º nesta categoria. Nessa edição, mais de 1,6 mil colaboradores participaram da pesquisa “As Melhores na Gestão de Pessoas 2017”.

As empresas precisam atingir o mínimo de 73% de engajamento e 65% de média de satisfação na pesquisa com os colaboradores na fase eliminatória para prosseguirem nas etapas classificatórias, concluídas após análise de questionário qualitativo e quantitativo para composição da nota final na respectiva categoria, por número de funcionários.

As 35 empresas melhores posicionadas farão parte do ranking publicado no anuário Valor Carreira 2017, lançado durante o evento.

“Foi uma grande satisfação receber a notícia de que a Tereos estava entre as cinco finalistas. Na área de atuação da companhia, todos os elos da cadeia produtiva precisam ser fortes e, portanto, são importantes. Criamos e desenvolvemos oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento em esforço contínuo para colaboradores de todos os níveis e é gratificante colher os resultados positivos”, comentou o executivo, representando a diretoria da Tereos. “Em 2018, continuaremos a priorizar o desenvolvimento de nossos colaboradores a fim de acelerar o nosso processo de transformação”, complementou Rui.

Sobre a Tereos

Valorizar as matérias-primas agrícolas para o desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade é a nossa visão de longo prazo. Tereos é uma líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos.

Os compromissos do grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável.

O grupo Tereos é formado por 12 mil produtores cooperados, com reconhecido know-how no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais.

Operando 49 unidades industriais e contando com 23.000 colaboradores em 16 países, Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos.

No período de 2016/17, o grupo obteve uma receita de 4,8 bilhões de euros.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil.

No Estado de São Paulo, a melhor área agrícola brasileira para o cultivo de cana-de-açúcar, a Tereos Açúcar e Energia Brasil – detentora da marca Guarani, voltada para o varejo, e produtora de etanol e energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar – concentra suas sete unidades de processamento (Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Vertente) e duas refinarias (Cruz Alta e Andrade).

Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca.

A Tereos Commodities opera como trade e, além de São Paulo, possui escritórios em Nova Deli (Índia), Nairóbi (Quênia) e Cingapura, além de Genebra (Suíça), onde se encontra a sede das operações.