A Tereos Açúcar & Energia Brasil dá início à campanha publicitária de prevenção e combate a incêndios para conscientizar a comunidade local sobre os riscos do fogo no campo para o meio ambiente e à saúde. A comunicação tem foco no entorno das sete unidades da Tereos, localizadas nas cidades de Colina, Guaíra, Guaraci, Olímpia, Pitangueiras, Severínia e Tanabi.

Com o tema “Incêndios – Sua ação pode mudar esse cenário”, a campanha também visa engajar a população a adotar simples atitudes que podem contribuir significativamente para a redução de focos de incêndio como, por exemplo, não jogar bituca de cigarro nas estradas, não queimar lixo e, inclusive, comunicar a Tereos ou o Corpo de Bombeiros caso identifiquem incêndio.

Para se ter uma ideia, entre abril e maio deste ano, a região noroeste do estado de São Paulo, registrou três vezes mais focos de incêndio do que no ano passado. Esse cenário é ainda pior considerando que, desde o início da safra em abril, o volume de chuvas, de 42 milímetros, foi aproximadamente 82% inferior ao mesmo período de 2017 e 76% inferior à média histórica do período.

A campanha está sendo veiculada na mídia digital e off-line, sendo que a divulgação online conta com inserção de post patrocinado no Facebook, que inclui um vídeo no formato whiteboard, e banners em portais de notícias.

O vídeo também conta com uma versão para ser compartilhada no WhatsApp e apresenta, com uma linguagem simples e com desenhos feitos à mão, o impacto causado pelo fogo no campo e como se pode evitar isso. O vídeo está disponível neste link https://bit.ly/2Nlxpmw

Já a comunicação off-line conta com spots de 30 segundos para rádios, anúncios em revistas e jornais impressos, instalação de placas nas beiras das rodovias, adesivos na frota de caminhões canavieiros que circulam no entorno das unidades, folders e cartilhas com dicas para a população.

“Toda a campanha foi pensada para chamar a população a se juntar a nós na luta contra os incêndios no campo. Além do impacto no meio ambiente, estes episódios trazem prejuízos imensos ao setor. Acreditamos que com o apoio da comunidade podemos diminuir as ocorrências e agilizar o combate aos focos”, afirma Edilberto Bannwart, diretor de Sustentabilidade da Tereos.

Antes do lançamento da campanha publicitária, a Tereos deu início à divulgação do pioneiro sistema de monitoramento de incêndios via satélite, adotado pela empresa para melhorar ainda mais a agilidade no combate de incêndios.

O sistema, desenvolvido pela empresa GMG Ambiental, vem a se somar aos esforços já realizados pela companhia para agilizar o combate – em alguns casos já foi possível detectar um foco em 11 minutos. Com a resposta mais ágil por parte das equipes de combate ao fogo, a Tereos já conseguiu diminuir em 40% a extensão das áreas queimadas.

Vale ressaltar que, desde 2007, a Tereos é signatária do Protocolo Agroambiental, que estimula o desenvolvimento sustentável da produção e da indústria da cana no estado de São Paulo. Já em 2014, a empresa aboliu a prática da queima da palha de cana-de-açúcar durante a pré-colheita, que hoje é totalmente mecanizada.