DA REDAÇÃO — Os bancários entram em greve a partir desta terça-feira (6), conforme divulgado por este Diário semana passada. Em Olímpia, os bancos públicos – Caixa e Banco do Brasil – estarão fechados em período integral. Os particulares, como Itaú, Santander, Bradesco e HSBC, abrem a partir do meio-dia. É bom fazer programação bancária porque o movimento é por tempo indeterminado.

100_2222Segundo Hilário Ruiz, vice-diretor regional do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto, que abrange também Olímpia, os bancários rejeitaram a proposta  apresentada pela Fenaban, no último dia 25 de setembro, de aumento salarial de 5,5% para a categoria e o abono de R$ 2.500.

“Isso significa, uma perda de 4% em relação à inflação do período, ou seja, aceitar uma proposta dessa é negociar abaixo da inflação, não tem nada de aumento real de salário”, declarou.

cartazHilário pede para que os usuários se programem quanto ao pagamento de contas e compromissos bancários. Os aposentados continuarão recebendo normalmente. “A intenção não é a de prejudicar ninguém, a greve é a única ferramenta que o bancário tem de chamar a atenção para as suas dificuldades, e mostrar o contraste do lucro exorbitante dos bancos que não os divide com quem, de fato, contribui para isso”, disse Hilário.

Os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.