Os contribuintes da Estância Turística de Olímpia e dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu têm até esta segunda-feira (12), para efetuarem o pagamento à vista do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e receber mais 10% de desconto no valor referente a 2018.

O desconto é um incentivo para o contribuinte quitar o imposto à vista, já que o mesmo foi ampliado neste ano de 2% para 10%, em caso de pagamento em cota única. O IPTU 2018 passou por alterações, devido à revisão da Planta de Valores Genéricos, e entre as principais mudanças está a redução do imposto em 10,5% mais a não aplicação da inflação de 2,95% prevista para o ano, beneficiando toda a população e fazendo de Olímpia a única cidade do Estado a reduzir o IPTU deste ano.

Além disso, o contribuinte também pagará menos na Taxa do Lixo, cobrada junto com o IPTU, de R$ 1,76 por metro quadrado para R$ 1,67 por m², ou seja, 20% menor.

O ITU, imposto sobre os terrenos, também teve alterado o prazo para elevação 36 para 48 meses sem construção para que seja aplicada a alteração da alíquota de 1% para 1,5%. Dessa forma, com a mudança, todos os terrenos foram calculados com a aplicação da alíquota de 1% e a alíquota de 2% para terrenos acima de 48 meses sem construção foi extinta. Na prática, isso significa que, pela lei, de 2017 para 2018, houve uma redução de 65% no ITU.

Outra grande alteração no IPTU que beneficia os contribuintes é o desconto que será aplicado pelo FIC Azul. Caso os contribuintes paguem em dia o imposto até o vencimento da última parcela em dezembro deste ano, terá + 10% de desconto do FIC Azul para o IPTU.

Além disso, é possível obter mais 2% com o FIC Verde, já que o desconto é concedido para os imóveis que tiverem, em sua fachada ou calçada, a existência comprovada de uma árvore de qualquer porte. Para obter este benefício, os proprietários devem requerer o FIC Verde até o dia 30 de novembro de cada ano.