No último dia 3, o Diário de Olímpia publicou matéria “Funcionários e usuários do Detran de Olímpia sofrem sem ar-condicionado”, inclusive com transmissão ao vivo da Redação, já que usuários e até funcionários reclamaram diretamente a este veículo de comunicação sobre o problema. Em nota enviada ontem (4), o Detran garante que a licitação dos aparelhos já foi feita e que, ‘nos próximos dias’, serão instalados.

A NOTA DO DETRAN

Em relação à matéria “Funcionários e usuários do Detran de Olímpia sofrem sem ar-condicionado”, publicada pelo Diário de Olímpia na edição do último dia 3, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) esclarece que já está ciente da situação e que já havia tomado todas as providências necessárias para sanar o problema.

A administração do órgão já notificou a empresa fornecedora dos aparelhos de ar-condicionado pelo atraso na entrega dos equipamentos, que devem ser instalados na unidade de Olímpia nos próximos dias.

A autarquia pede desculpas por essa falha pontual e ressalta que atender bem ao cidadão, com excelência, eficiência e conforto, é um dos pilares do novo Detran.SP.

Localizada na rua Harry Giannecchinni, 1.691, Jardim Centenário, a nova unidade tem padrão de atendimento inspirado no Poupatempo, com infraestrutura moderna, comunicação visual facilitadora, funcionários treinados nos serviços de trânsito, condições de acessibilidade, pagamento de taxas com cartão de débito, entre outros benefícios.

Entre as melhorias, vale destacar ainda a prova teórica eletrônica para os candidatos à primeira habilitação. Agora os exames teóricos são realizados em computadores (sem uso de papel e caneta), com a divulgação do resultado na hora.

NOTA DA REDAÇÃO

Em primeiro lugar, causa estranheza inaugurar às pressas uma unidade sem que toda a sua infra-estrutura esteja instalada, prejudicando o trabalho de 21 funcionários e causando transtornos para usuários, principalmente despachantes e pessoas que, diariamente, necessitam dos serviços daquela unidade.

Depois, a assessora Adriana Alves recriminou a falta da palavra do Detran.SP na mesma matéria. Primeiramente, foi uma transmissão ao vivo, onde o Detran.SP foi marcado no Facebook. Nem haveria matéria impressa, não era essa a intenção. Depois, a pedidos dos próprios funcionários do Detran e usuários, como já frisamos, ela foi publicada, com a íntegra de nossa manifestação ‘ao vivo’.

O Detran.SP é parceiro do Diário de Olímpia à medida em que, todas as suas matérias, são publicadas, praticamente sem retoques, já que são de interesse geral. Daí, não deixamos de ouvir o outro lado quando deixamos em aberto essa manifestação.

Depois, nem sempre é necessário ouvir o outro lado na mesma matéria. Se assim fosse, a minha participação no desmantelamento da máfia do Detran que vendia cartas em 1980, no jornal ‘O Estado de S.Paulo’, não teria sentido. Apesar que Detran e Denatran negaram as denúncias (eu mesmo comprei uma CNH na época para comprová-las), dezenas de CNHs foram apreendidas, uma Ciretran (a que fiz o exame falso) foi incendiada antes da auditoria, delegados perderam os cargos e até um investigador ficou preso por cinco anos.

Parabéns à oficial administrativo Arlete Gallo Zanchetta pelo profissionalismo à frente da Unidade do Detran de Olímpia, apesar das dificuldades. Parabéns à equipe toda.