O bispo diocesano, dom Milton Kenan Junior, de Barretos, recomenda que os eleitores “tenham responsabilidade e cautela” ao votar para escolher prefeito, vice e vereadores em outubro.

Ele considera o momento atual do Brasil “dramático” e pondera que “o descrédito na política não pode ser motivo para omissão nas eleições municipais”.

Bispo Dom Milton Kenan Jr. quando visitou a Câmara local, também orientando quanto às últimas eleições
Bispo Dom Milton Kenan Jr. quando visitou a Câmara local, também orientando quanto às últimas eleições

“O momento é dramático porque diariamente são denúncias que aparecem envolvendo empresários e sobretudo  políticos e isso coloca a política em descrédito e as pessoas acabam considerando como algo negativo”, disse.

“Essas eleições se revestem de um significado especial e eu temo pelo resultado de que essa sensação de descrédito leve as pessoas a se omitirem na hora da escolha ou mesmo a não escolher com a devida responsabilidade aqueles que vão governar os municípios”, acrescentou. Em sua avaliação, a eleição municipal é a mais importante, porque nela se condiciona os demais pleitos que definem o futuro do país.

“As demais escolhas para deputados, senadores, governadores e mesmo o presidente saem dos municípios”, enfatizou.  Dom Milton pediu aos eleitores que exercitem o voto com consciência porque esse é um pedido antigo da Igreja. “ A Igreja convoca a todos a serem protagonistas antes e depois da eleições para que a democracia seja atuante e participativa”, comentou.

CARTILHA

A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu mensagem sobre as eleições de 2016 onde enfatiza que “para votar bem é imprescindível conhecer, além dos programas dos partidos, os candidatos e sua proposta de trabalho”. Também é destacada a Lei da Ficha Limpa, como importante “instrumento iluminador do eleitor” e pedida atenção à questão de financiamento das campanhas eleitorais e compra e venda de votos.

É reafirmado ainda que “a Igreja Católica não assume nenhuma candidatura”, no entanto, destaca a importância da inserção dos cristãos no meio político para que possam semear ali os valores evangélicos.

Por fim, a mensagem lembra aos eleitores da importância do acompanhamento dos candidatos depois de eleitos. “Estejam atentos à elaboração e implementação de políticas públicas que atendam, especialmente, às populações mais vulneráveis”.

A CNBB também lançou a cartilha sobre as eleições que está em distribuição em todo país.