O presidente da Câmara Luiz Salata (PP) entrou nesta semana na campanha de incentivo ao voto jovem promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral e os cartórios eleitorais para conseguir mais jovens de 16 anos que votem nas eleições municipais deste ano.

Como se sabe ao completar 16 anos os jovens de todo o país estão aptos a tirar seus títulos de eleitor e votar, embora nesta idade o voto ainda seja facultativo. A campanha termina na próxima semana e em nossa cidade muitos jovens nesta faixa etária podem fazer alistamento eleitoral.


Foi o caso do jovem Carlos Alberto Seno Neto que esteve com o grupo DeMolay na Câmara legislativa onde exibiu com orgulho seu título de eleitor e disse que o presidente da Câmara foi seu grande incentivador.

Desde a constituição de 88 ficou institucionalizado o voto jovem, a partir de 16 anos, embora tenha o caráter facultativo. Nas últimas eleições municipais houve uma queda na taxa de participação dos jovens eleitores razão pela qual o Tribunal Superior Eleitoral criou uma campanha de rádio e TV para incentivar esse voto.


O jovem nesta faixa etária como foi dito acima ainda não é obrigatório votar, mas para tirar o título é bastante simples e o prazo para fazê-lo termina no dia 4 de maio. Para tirar o título basta procurar o cartório eleitoral da sua região munido da documentação necessária.


Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 também poderão escolher os seus representantes embora sem título que deverá ser providenciado no ano seguinte.