O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) participou nesta terça-feira (24), na Câmara dos Deputados em Brasília, de solenidade em homenagem ao Hospital de Câncer de Barretos que recebeu o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, edição 2016, recebido pelo diretor-presidente do hospital, Henrique Prata. A entrega foi feita pela secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, Marianne Pinotti, filha do médico que dá nome ao Prêmio.

A premiação é um reconhecimento da Câmara pelos esforços de entidades para ampliar o acesso ou pelo aperfeiçoamento de serviços de saúde voltados especificamente à população feminina.

As outras instituições que receberam o Prêmio Dr. Pinotti foram: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO/Centro-Oeste), Hospital Ophir Loyola (PA/Norte), Maternidade Darcy Vargas (SC/Sul) e Maternidade Escola Januário Cicco (RN/Nordeste)

Barretos

Durante a solenidade o deputado Edinho Araújo destacou que o Hospital, referência nacional na luta contra o câncer, recebe apoio da bancada paulista de deputados federais, quando da definição de emendas da bancada. “Desde que reassumi o mandato de deputado tenho destinado emendas ao Hospital de Barretos e também para as suas unidades de Jales e Fernandópolis por acompanhar todo o sério trabalho que é desenvolvido”, disse Edinho.

No ano de 2015, o Hospital de Câncer de Barretos e suas seis unidades no Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, fizeram 2,2 milhões de procedimentos, 120 mil mamografias e 17.759 internações de pacientes de 1.889 municípios espalhados por todo o Brasil. São 380 médicos e 3.500 colaboradores.

Homenagem

Concedido desde 2010, a homenagem leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, que faleceu em 2009.

Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti teve mais de 1.300 publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros.

Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina.

A premiação acontece no mês de maio, na semana do dia 28, quando se comemora o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.