Equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU foram acionadas por volta das 13h50 de quarta – feira (22), para atendimento às vítimas de um vazamento de amônia no Frigorífico Minerva, nas proximidades do bairro Gomes em Barretos. E, pela segunda vez, retornaram às 21h30 ao Frigorífico devido a novo vazamento de amônia na sala de máquinas.

O acidente ocorreu devido a sobrecarga em um outro compressor, e pelo seis trabalhadores  precisaram de atendimento médico. O vazamento do gás  foi controlado e os bombeiros permaneceram no local até por volta de 00h30 desta quinta – feira (23). Fotos Jânio Munhoz/Diário de Barretos

No primeiro vazamento, a princípio  as primeiras informações eram de que 12 pessoas foram atendidas e encaminhadas para atendimento na UPA e Santa Casa. A assessoria de imprensa da Santa Casa confirmou que recebeu ao todo nove pacientes, sendo cinco gestantes, os quais apresentavam sintomas de de vômito e tontura. As vítimas permaneceram em observação sem gravidade.

amonia-frigorifico

O Tenente Frank Fernando Andrade, comandante do Corpo de Bombeiros em Barretos, informou que foi avaliado que o sistema de compressores de amônia funcionou da maneira esperada, e agora somente com o trabalho dos  técnicos da empresa e da perícia, será  possível apurar os motivos que levaram os funcionários a sentirem o odor do gás dentro da área de máquinas do frigorífico.

O comandante disse que não chegou a ocorrer o rompimento de cano. “ O sistema tem uma válvula de alívio que funcionou corretamente. Toda essa amônia é lançada dentro de um reservatório de água como é esperado, porém, de alguma forma houve um vazamento de gás que alguns colaboradores chegaram a sentir o cheiro e acionaram o alarme, sendo colocado em prática  o plano de evacuação e as pessoas retiradas do local” disse.

O Corpo de Bombeiros confirmou que 11 pessoas procuraram atendimento médico devido a essa ocorrência. “ Algumas por intoxicação e outras por até  nervosismo durante a evacuação do local. Cabe agora avaliar pelo setor de saúde do município, se elas continuarão em observação ou serão liberadas” concluiu o Tenente Frank.

É importante ressaltar que no dia 31 de agosto do ano passado, uma pessoa morreu e outras 21 precisaram de atendimento médico, durante um vazamento de amônia na mesma empresa.

EMPRESA

No final da tarde de ontem o frigorífico através de sua assessoria de imprensa, enviou uma nota de posicionamento a respeito do acidente.

A Minerva Foods esclarece que houve, em sua planta em Barretos (SP), uma sobrecarga em um dos sistemas de resfriamento de amônia, que causou o desarme automático do compressor e abertura da válvula de segurança do sistema, como prevê a norma de segurança aplicável.

A Minerva Foods reforça que prima pelo cumprimento de todas as normas de segurança e informa que a planta voltou a operar às 15h30, após liberação do Corpo de Bombeiros.