O Hospital de Câncer de Barretos comemora 55 anos de história em 2017 com a inauguração nesta sexta-feira (24) do Centro de Pesquisa Molecular em Prevenção de Câncer.

O prédio hospedará o primeiro biotério da entidade, uma área que permitirá a realização de testes de novos medicamentos em modelos animais, antes do tratamento com pacientes.

“Algumas medicações são eficazes em estudos clínicos, mas não apresentam os mesmos resultados em seres vivos. Por isso, essa análise é importante e ajuda significativamente na qualidade de vida do paciente”, afirma Rui Manuel Reis, diretor científico do Instituto de Ensino e Pesquisa do HCB.

O Centro de Pesquisa possui três andares, preparados com equipamentos modernos e tecnologia avançada para realização de estudos nos mais diferentes campos, como genômica, por exemplo, que analisa o DNA dos organismos.

O prédio abrigará ainda o maior banco de amostras de tumores da América Latina e terá capacidade para duplicar o seu acervo. “Essa estrutura vai alavancar a capacitação dos alunos de pós-graduação, que terão mais possibilidades de desenvolver estudos inovadores, e consequentemente, promover a melhoria na qualidade dos tratamentos, salvando milhares de vidas no final do processo”, afirmou o diretor científico do Instituto.

A inauguração será nesta sexta-feira (24), às 11 horas, na Avenida do Ébano, número 80.