Barretos começa 2019 do jeito que ela gosta: lotada e animada. O Parque do Peão  recebe a partir de hoje, e até o dia 20, a quinta edição do Campori Sul-americano de Desbravadores. Com a participação confirmada de mais de 100 mil pessoas, este será um dos maiores eventos já produzidos pela Igreja Adventista no mundo.

Os dois clubes de Olímpia, Pedras Preciosas e Leão da Alvorada, participam do evento.

O governador de São Paulo, João Doria, participa da abertura do V Campori Sul-Americano dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, logo mais às 20h45, ao lado de autoridades, lideranças e convidados, entre eles, o deputado federal Geninho Zuliani, de Olímpia. Antes, Dória participará de outros compromissos, firmando convênios na cidade.

Geninho e João Dória, com esposas

DESBRAVADORES? O QUE É ISSO?

O Clube de Desbravadores é um programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia destinado a juvenis de 10 a 15 anos de idade. Em reuniões semanais, eles aprendem, de forma lúdica, lições sobre a natureza, saúde, cidadania, Bíblia, além de desenvolverem talentos e habilidades em diversas áreas. Em eventos cívicos, projetos sociais e campanhas comunitárias, eles quase sempre estão lá, também, dando a sua contribuição.

Clube reunido para atividades no IV Campori Sul-americano, em 2014. (foto: divulgação)

Os Desbravadores estão presentes em mais de 160 países. Ultrapassam 1,5 milhão de participantes em 90 mil clubes.

CAMPORI? EXPLICA MELHOR

Uma das atividades preferidas dos desbravadores é acampar com o seu clube. É uma oportunidade para se aventurarem na natureza, estarem entre amigos e colocarem em prática muitas das lições que aprendem nas reuniões semanais.

Os camporis são grandes acampamentos que reúnem vários clubes de uma determinada região. Além da programação de palco em todas as manhãs e noites, os participantes dos camporis passam o dia em atividades que somam pontos para os seus clubes, como numa gincana.

CAMPORI SUL-AMERICANO

Ele acontece a cada cinco anos, e reúne clubes de oito países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). Obviamente, a programação é toda pensada para atender ao público que fala português e espanhol.

Barretos foi a cidade escolhida para sediar o evento em janeiro de 2019. Inclusive, este acontecerá num formato inédito: em duas edições seguidas, devido ao grande número de participantes – mais de 100 mil pessoas. A primeira delas, a edição Alfa, acontecerá entre os dias 08 e 13, com 43.500 desbravadores de 1661 clubes. Logo depois, de 15 a 20, a edição Ômega, com 1671 clubes e seus 42.600 desbravadores. Nas equipes de apoio, responsáveis pela programação, logística, comunicação, saúde, segurança, alimentação, limpeza, etc., serão cerca de 10 mil envolvidos.

Na arena do Parque do Peão, em 2014, os 35 mil desbravadores participantes do IV Campori Sul-americano. (foto: divulgação)

Sobre a infraestrutura e as atrações do campori, destacam-se:

– Praça do Desbravador (com balonismo, futbolha, tirolesa, paredão de escalada, jogos de tabuleiro, experiência de realidade aumentada, escapegame, entre outros)

– Banco Global e Praça Verde (espaços com exposições e atividades interativas voltadas à sustentabilidade e consciência ambiental)

– Shopping do Desbravador (galeria com produtos diversos à venda)

– Praça de Alimentação (com alimentação estritamente ovo-lacto-vegetariana)

– Museus (serão quatro, no total, com temas que variam entre o universo dos desbravadores e a teoria do Criacionismo)

Os desbravadores também não voltarão para casa sem deixar a sua contribuição à comunidade de Barretos. Ao longo dos dias do evento, seis feiras espalhadas pela cidade oferecerão atendimentos de saúde gratuitos à população, com profissionais voluntários. Também haverá grupos de adolescentes trabalhando na pintura de meios-fios e no plantio de árvores.

O EVENTO

O QUÊ? V Campori Sul-americano de Desbravadores

QUEM? 100 mil desbravadores vindos de oito países do continente (divididos em duas edições do evento, com cerca de 50 mil participantes cada)

QUANDO? 08 a 13/01 (primeira edição) – 15 a 20/01 (segunda edição)

ONDE? Parque do Peão, Barretos – SP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA