Reunidos na sede da secretaria de Turismo, na manhã desta quarta-feira (13), os membros do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo discutiram novos projetos importantes para melhoria de espaços de turismo e eventos da Estância Turística de Olímpia. O encontro contou com a participação do prefeito Fernando Cunha, do secretário de Turismo, Selim Murad, e cerca de 30 representantes dos segmentos da sociedade civil que compõem o conselho.

A principal pauta da reunião foi a apresentação do Projeto de Remodelação do Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’Anna” com Arena de Múltiplo Uso. O projeto foi elaborado pelos profissionais da Prefeitura e apresentado pelo arquiteto Sérgio Carvalho, que também mostrou exemplos de aplicação da estrutura pensada para o local.

A proposta prevê qualificar o Recinto com execução de melhorias no local como a implantação de Cobertura para a Arena Circular a fim de a transformar em uma Arena de Múltiplo Uso para receber diversos eventos com o espaço coberto e requalificado, oferecendo mais conforto e comodidade para o público. O projeto propõe ainda manter a visibilidade da arena para os demais espaços do Recinto.

“Nós íamos tentar o recurso para a cobertura do Recinto pelo Ministério do Turismo, mas seria uma demora um pouco grande e como queríamos agilizar, decidimos apresentar para o COMTUR para utilizar os recursos do DADE do ano que vem. A intenção, mais para frente, é ainda realizar obras no piso do local, na arquibancada e melhorar a infraestrutura como um todo”, explica o prefeito.

Além dessa proposta, foi também apresentado durante a reunião um projeto de melhoria da Sinalização Turística do Município, seguindo padrões sugeridos pelo Ministério do Turismo. A sinalização visa informar os usuários sobre a existência de atrativos turísticos, melhores percursos de acesso e a distância a ser percorrida para se chegar ao local pretendido.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, a proposta foi desenvolvida com base na demanda identificada pela Pesquisa de Perfil da Demanda, realizada pela secretaria de Turismo com os turistas, por meio dos meios de hospedagem, na qual a deficiência do item foi bastante citada pelos visitantes.

Ambos os projetos foram aprovados pelo COMTUR por unanimidade, e serão apresentados pelo prefeito, na próxima segunda-feira, dia 18, ao COC – Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias. Caso aprovados, o município deve receber investimentos de R$ 2.073.743,57 para a cobertura do Recinto e R$ 300 mil para a sinalização, referentes ao recurso do DADETUR 2018 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

O encontro foi ainda uma oportunidade para que o prefeito e o secretário de Turismo falassem sobre novas ações e projetos para o setor como a sala de divulgação turística de Olímpia na área de desembarque do aeroporto de Rio Preto, cujo convênio já foi assinado e o espaço deve ser implantado no próximo ano; as obras de readequação do Centro de Atendimento ao Turista para melhorar a infraestrutura do local; aprovação e assinatura do convênio para implantação de um Centro Cultural e Turístico na Estação Ferroviária, na qual a licitação está prevista para o início do próximo ano; e o Réveillon 2018, que promete ser uma grande festa para toda a população e os visitantes.

“Com as pesquisas realizadas pela secretaria de Turismo, vemos com satisfação um aumento significativo no período de estadia dos turistas em nossa cidade e isso vai aumentando o movimento econômico e, consequentemente, a geração de emprego. Olímpia está indo bem e, por isso, precisamos preparar novos atrativos para atender a demanda da pesquisa que demonstra a realidade do município”, conclui o prefeito Fernando Cunha.